sexta-feira, 20 de julho de 2012





Qual açúcar usar – mascavo ou refinado?

Não há como evitar, os doces são sempre bem-vindos para proporcionar uma sensação gostosa no paladar de qualquer pessoa. O importante é que se tenha limite nesse consumo e também que se façam escolhas mais saudáveis no momento em que a guloseima será preparada. Você costuma usar açúcar comum, o refinado, ou o mascavo? Afinal, qual a diferença entre um e outro? Quais seus benefícios?
O açúcar branco, que é o mais comum de consumo, também é chamado de refinado. O fato é que ele não fica assim naturalmente. Para obter um açúcar branquinho é necessário realizar um processo químico, que contém, por exemplo, clarificantes e consevantes. Nesse processo é retirada grande parte da carga nutritiva do açúcar, perdendo as fibras, proteínas, vitaminas e sais minerais, restando apenas o carboidrato.
Já o açúcar mascavo é uma forma mais natural de obter o sabor adocicado nos alimentos. Ele é resultado da extração do caldo de cana-de-açucar. Esse é um processo totalmente natural, livre de qualquer interferência química. Desta forma ele não perde a sua coloração natural, como acontece com o açúcar refinado, que é exposto a um processo de branqueamento.
Pelo fato de o açúcar mascavo não passar pelo processo de refinamento que o açúcar comum passa, ele não perder a principais características nutricionais, como as vitaminas, sais minerais, fibras e outros. Em relação ao potencial calórico os dois não possuem muita diferença, sendo que em 100g o açúcar comum possui 99cal e o mascavo possui 90cal.




Sem comentários: