terça-feira, 17 de julho de 2012


Posted: 16 Jul 2012 10:23 AM PDT
A forma como alguns diretores e presidentes das CAP estão a informar os docentes dos quadros que, à data, não têm componente letiva é, no mínimo, lamentável. Há de tudo: diretores que nem se dignam ter uma conversa prévia com os professores obrigados a concorrer a DACL, outros que se limitam a enviar um email despersonalizado, igual para todos, e outros ainda que mandam uma funcionária administrativa informar.


No mínimo, exige-se uma conversa prévia a explicar a situação e a fundamentar a decisão. Há casos de docentes dos quadros metidos na lista dos "sem componente letiva" sem justificação razoável. E há muitos casos, talvez a maioria, que integram as listas apenas por precaução excessiva dos diretores que não querem ser acusados pela IGE de estarem a cometer irregularidades. As ameaças vindas do MEC, responsabilizando os diretores pelas supostas irregularidades, fizeram o seu efeito: há casos de excesso de zelo.

Muitos professores dos quadros que agora concorrem a DACL chegarão a agosto com componente letiva atribuída porque, em muitas escolas secundárias, o processo de criação de turmas está longe do fim. Entretanto, o mal está feito. Muitos professores dos quadros vão de férias mergulhados na incerteza apesar de ser quase certa a atribuição de componente letiva em agosto.

Sem comentários: