quinta-feira, 19 de julho de 2012


Posted: 19 Jul 2012 07:32 AM PDT
Para além das medidas que permitem retirar os DACL do concurso até 26 de julho, atribuindo-lhes componente letiva, é ainda possível repescar os DACL entre 9 a 14 de agosto com base neste conjunto de de atividades  que,  após a distribujção  do serviço resultante  da operacionalização  das medidas anteriores,  podem ser distribuídas aos docentes com ausência de componente  letiva:

#1. Apoio e desenvotvimento  de atividades  na biblioteca escolar, no âmbjto do seu qrupo de recrutamento;

#2. Atividades  de orientação  escolar  para os alunos  do 8º e 9º ano de escotaridâde,  com vista  à melhor  identificaçáo do seu percurso  escolar;

#3. Programas  de tutoria ajudando  os alunos a  superarem as dificuldades  de aprendizagem,  a integração  no espaço  escolar  e na sala de aula;

#4. Atividades de compensacão, de apoio pedagógico  acrescido,  ou reposição  de horas letivas perdidas pelos alunos em razão de doença,  participação  em desportos federados,  entre  outras;

#5. Atividades de aprofundamento  da língua portuguesa  que facititem a integração dos alunos  oriundos  de países  estrangeiros  e dos nacionais  com  dificuldades  na leitura, compreensão  e interpretação de textos;

#6. Atividades  de apoio aos atunos orientadas para o desenvolvimento  no aluno de métodos de trabalho e de estudo, organização do tempo  escolar e de estudo, competências de pesquisa, análise e tratamento  e  interpretação da informação;

#7. Ajustamento  do curriculo  com vista  ao desenvolvimento de atividades  que favoreçam a aquisição  pelo aluno de conhecirnentos  essenciais ao cumprimento do plano de estudos da disciplina,  no ano ou ciclo;

#8. Criação  de grupos  de homogeneidade  retativa promovendo  o desenvolvimento  dos alunos de modo  a garantir  a todos e a cacla um em particular, em funçáo do seu ritmo de aprendizagem,  condições  para acomodarem os conhecimentos que lhe são ministrados e níveis  de aprofundamento  segundo as suas capacidades  individuais.

Sem comentários: