quarta-feira, 18 de julho de 2012


Posted: 17 Jul 2012 01:38 PM PDT
A Fne reuniu ontem com a secretária de estado do ensino básico e secundário. Na reunião, foram analisadas as projeções avançadas na imprensa sobre o número de docentes dos quadros com horário zero e a redução do número de docentes a contratar no próximo ano letivo.


A FNE considerou que as escolas deveriam poder identificar desde já as atividades em que podem envolver os seus docentes, de forma que possam ser retirados de concurso de mobilidade o mais rapidamente possível e passar a estar afetos a programas de promoção de sucesso educativo aqueles que até à passada sexta-feira foram identificados como não tendo componente letiva. 


Ao final da tarde o MEC emitiu um comunicado que, no essencial, é uma resposta às dúvidas e interrogações da Fne sobre a redução dos horários disponíveis. O comunicado é também uma resposta aos números fantasistas sobre desemprego docente e professores dos quadros com horário zero avançados pels Fenprof nos últimos dias.


Com a reunião e com o comunicado o MEC pretendeu sossegar os professores e desmontar o catastrofismo da Fenprof. Nuno Crato voltou hoje a reafirmar que não vai haver professores dos quadros no desemprego e que os que não tiverem componente letiva completa serão envolvidos em atividades de apoio aos alunos, coadjuvações e atividades de enriquecimento curricular. Sobre os docentes contratados, o ministro da educação disse hoje que o sistema vai precisar de contratar alguns. 

1 comentário:

Óscar Alho disse...

Que generoso é o (C)rato!...