terça-feira, 29 de setembro de 2009

Arte pré-histórica

.

Nunca a palavra Arte foi tão falada como actualmente. Então pensei em reportar-me um pouco até à Arte do Homem da Pré-História, que foi de facto o primeiro criador de obras de Arte. O que o levou a essa criação e que aparência tinham as suas obras?

Penso que quando se fala de Arte devemos começar por estas questões. Há mais de dois milhões de anos que surgiram os primeiros utensílios feitos pelo Homem, isto foi um acto complexo que exigiu a capacidade prévia de pensar: os paus podiam apanhar fruta; as pedras quebravam os ossos...

Portanto o Homem começou por considerar estes utensílios, associando-lhes forma e função. Depois surge a Arte das cavernas ou Paleolítica, em que a representação dos animais era pintada, gravada ou esculpida no interior das cavernas e, temos como exemplo as mais famosas obras em França " Altamira e Lascaux". Estas tinham por objectivo fortalecer a coragem dos caçadores e de lhes incutir confiança.

Mas a base emocional desta crendice não desapareceu, pois há quem traga fotografias de pessoas queridas a fim de sentir a sua presença e há até quem rasgue os retratos para exprimir o seu ódio.

Mas há a considerar um aspecto relevante e enigmático nestas pinturas, eram feitas em locais quase inacessíveis. Os ritos não se podiam fazer ao ar livre porquê?

1 comentário:

Cronos disse...

"Os ritos não se podiam fazer ao ar livre porquê?". Talvez se fizessem, mas os vestígios fossem apagados pelo tempo. Mas não totalmente, como mostram as gravuras de Foz Côa.
Ou talvez porque essas grutas, esses locais "quase inacessíveis", fossem sagrados para os pré-históricos, como as catedrais das religiões da nossa época. Os ritos têm o seu espaço próprio: Igrejas, Templos, Mesquitas, decoradas com pinturas nas paredes e tectos, como as da famosa Capela Sistina.
Parece que afinal somos mais parecidos com os pré-históricos do que queríamos...