quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ser Professor!

Terminadas as férias e toca a regressar ao trabalho, que é " ser professor"
O professor ser humano, está sujeito, naturalmente a filtros comportamentais sociais e culturais. Quando esses filtros entram em conflito, o professor pode entrar em crise.
A comunicação pode ficar bloqueada.
Todos mais ou menos, uma vez ou outra, já nos sentimos assim.
Umas boas férias, normalmente, são o remédio eficaz......
Preocupantes porém são as crises de identificação!.....
O professor que não se identifica consigo próprio, não pode aspirar ajudar o jovem a tornar-se um adulto sensível e seguro! Dificilmente compreenderá os outros se não se conhecer a si próprio. As suas angustias podem até, impedir a liberdade que se confunde com o próprio mistério de criar coisas.
Respeitar a liberdade do aluno, respeitar a sua individualidade, transmitir-lhe um franco sentido da verdade, de segurança, de auto-estima, de auto-confiança, são as metas primeiríssimas de qualquer professor que se digne.
A Arte pode ser um exercício de encontro. De encontro de si mesmo. De si mesmo com os outros.
No contextgo escolar, Educação Visual e tecnológica é, talvez, a disciplina ( ou indisciplina, se assim o entendermos), que pode conduzir o aluno à procura de si mesmo.
E nesta relação, que não pode ser apática, indiferente, "amorfa"....também o professor pode encontrar justamente o seu equilíbrio!............

Sem comentários: