quarta-feira, 11 de abril de 2012






Qual o limite da dor no ser humano?

"Não importa a paisagem, o relevo ou a temperatura. Pode ser nas ruas de grandes cidades, no calor do deserto africano ou no frio congelante da Antártica. Existem corridas em todos os cantos do planeta. A prática já virou febre, mania, vício... Uma das modalidades mais praticadas no mundo. Mas, afinal, por que os humanos gostam tanto de correr?
...Alguns pesquisadores acreditam que, há cerca de dois ou três milhões de anos, nossos antepassados começaram a correr atrás das presas até que elas caíssem exaustas. Isso teria moldado nosso corpo para as corridas, fazendo com que nos tornássemos mais resistentes do que qualquer outro animal da Terra."
Tenho visto vários depoimentos de pessoas que sobreviveram a brutais acidentes e pergunto, qual é o limite da dor no ser humano?
Reportagens magníficas com homens de grande coragem e, para eles vai a minha admiração e todo o meu respeito.
A única coisa que eu consigo compreender é que a dor é uma forma de estreitamento do horizonte de possibilidades, de transformações na existência. Não é somente o corpo físico que se encontra doente, mas a vida em suas várias dimensões fica afetada, fundamentalmente no que se refere ao mundo familiar, do trabalho e da auto relação.

Sem comentários: