Organização de um trabalho escrito
Depois do
tema escolhido, deverás:
1º - Conhecer as fontes de informação que vais
consultar: livros, enciclopédias, dicionários, jornais, revistas, artigos, que
se encontram, regra geral, nas bibliotecas.
2º - Recolher essas fontes de informação e
completá-las com outros dados, tais como:
Entrevistas,
inquéritos, vídeos, filmes, CD-ROM’s, informações obtidas na Internet, etc…
3º - Registar essas informações em fichas, que também
podem ser criadas no computador, não esquecendo que a cada informação
corresponde uma ficha própria.
4º - Fazer um plano de trabalho, com base nos dados
recolhidos. Deves eliminar o que te parece desnecessário e selecionar as
informações mais importantes e que irão fazer parte do teu trabalho.
5º - Redigir o texto do trabalho. Começa pela
introdução, onde farás a sua apresentação; depois, desenvolve o texto com as
informações recolhidas, organizadas por temas e subtemas; redige uma conclusão,
na qual resumas o assunto ou onde apontes novas pistas, hipóteses explicativas
ou soluções. Podes acrescentar ainda, as dificuldades com que te deparaste, bem
como um conjunto de informações referentes ao resultado do trabalho do teu
grupo.
6º - Finalmente, acrescenta a bibliografia
consultada, ordenada alfabeticamente nela constando o nome do autor, o título
da obra, o local, a editora que a publicou e o ano. Ainda na bibliografia
refere os locais de internet completos e não apenas o local principal.
(Ex:
http://www.minerva.uevora.pt/itic/1998_1999/agua/Agua.htm)
Toma ainda
em atenção as seguintes indicações:
1º - Não
confundas introdução com conclusão.
2º -
Respeita as seguintes características na elaboração do desenvolvimento:
organização
em temas e subtemas;
ilustração
adequada;
apresentação
do texto em períodos curtos e pouco densos;
sinalização
devida das citações bibliográficas.
3º - Na
conclusão não repitas aspetos já tratados anteriormente.
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