quinta-feira, 26 de abril de 2012


Organização de um trabalho escrito

Depois do tema escolhido, deverás:
1º - Conhecer as fontes de informação que vais consultar: livros, enciclopédias, dicionários, jornais, revistas, artigos, que se encontram, regra geral, nas bibliotecas.
2º - Recolher essas fontes de informação e completá-las com outros dados, tais como:
Entrevistas, inquéritos, vídeos, filmes, CD-ROM’s, informações obtidas na Internet, etc…
3º - Registar essas informações em fichas, que também podem ser criadas no computador, não esquecendo que a cada informação corresponde uma ficha própria.
4º - Fazer um plano de trabalho, com base nos dados recolhidos. Deves eliminar o que te parece desnecessário e selecionar as informações mais importantes e que irão fazer parte do teu trabalho.
5º - Redigir o texto do trabalho. Começa pela introdução, onde farás a sua apresentação; depois, desenvolve o texto com as informações recolhidas, organizadas por temas e subtemas; redige uma conclusão, na qual resumas o assunto ou onde apontes novas pistas, hipóteses explicativas ou soluções. Podes acrescentar ainda, as dificuldades com que te deparaste, bem como um conjunto de informações referentes ao resultado do trabalho do teu grupo.
6º - Finalmente, acrescenta a bibliografia consultada, ordenada alfabeticamente nela constando o nome do autor, o título da obra, o local, a editora que a publicou e o ano. Ainda na bibliografia refere os locais de internet completos e não apenas o local principal.
(Ex: http://www.minerva.uevora.pt/itic/1998_1999/agua/Agua.htm)

Toma ainda em atenção as seguintes indicações:
1º -  Não confundas introdução com conclusão.
2º -  Respeita as seguintes características na elaboração do desenvolvimento:
organização em temas e subtemas;
ilustração adequada;
apresentação do texto em períodos curtos e pouco densos;
sinalização devida das citações bibliográficas.
3º -  Na conclusão não repitas aspetos já tratados anteriormente.

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