segunda-feira, 9 de abril de 2012


PÁSCOA


A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário.
Em português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pesah. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Os termos "Easter" (Ishtar) e "Ostern" (em inglês e alemão, respectivamente) parecem não ter qualquer relação etimológica com o Pessach (Páscoa). As hipóteses mais aceites relacionam os termos com Estremonat, nome de um antigo mês germânico, ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera que era homenageada todos os anos, no mês de Eostremonat, de acordo com o Venerável Beda, historiador inglês do século VII. Porém, é importante mencionar que Ishtar é cognata de Inanna e Astarte (Mitologia Suméria e Mitologia Fenícia), ambas ligadas a fertilidade, das quais provavelmente o mito de "Ostern", e consequentemente a Páscoa (direta e indiretamente), tiveram notórias influências.


E foi ao redor destas mesas e neste ambiente, que eu, meu pai, amigos e familiares festejamos o dia de Páscoa!




E foi no cantinho da engorga" que se desenrolou todo o processo do assar do " REI", entre outras iguarias





Na preparação da cabidela




O escorrer do leitão




O leitão com as orelhas e o rabo bem protegidos





A sair do solário   heheeheheh!!!






Meu pai de mãos nos bolsos










Ei-lo todo tostadinho de laranja na boca



O corte da cabeça como prova de que está bem assado


Sabores do mar




E para corta sabores  um gourmet 






Sem comentários: