EVT nos Pareceres
As siglas EVT aparecem em 28 ocorrências no documento síntese que o MEC elaborou dos pareceres que recebeu para a revisão da estrutura curricular.
Esta é uma primeira análise em bruto as ocorrências mais importantes da sigla EVT. Alguns pareceres utilizam o nome completo da disciplina e ainda não cheguei a essa fase, embora tenha colocado nesta primeira análise a posição da ANDE e da ANAPET.
1. Conjunto das propostas/sugestões constantes dos contributos provenientes de Conselhos Pedagógicos, Conselhos Gerais, Direções Escolas/Agrupamentos de Escolas, bem como de Colégios Particulares
- Na impossibilidade de manter a disciplina de EVT no modelo de funcionamento atual, lecionação de EV e ET em sistema de desdobramento de turma. Assim, a turma deveria repartir-se entre EV e ET em dois blocos de 90 min por semana.
- No próximo ano letivo, no 6.º ano, manutenção da disciplina de EVT com a carga horária atual e com dois docentes. Assim, o novo desenho curricular só se aplicará aos alunos em início de ciclo. Atribuição, na disciplina de Educação Visual, nos 5.º e 6.º anos, de uma carga letiva de 90 + 45 min semanais.
2. Conjunto das propostas/sugestões constantes dos contributos provenientes das várias Associações, Sociedades Científicas, bem como Instituições de Ensino Superior
- Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE) - Proposta de que a responsabilidade pela organização, em monodocência, da Educação Visual e da Educação Tecnológica, bem como a organização dos apoios ao estudo sejam entregues aos Agrupamentos de Escolas.
- Conselho de Escolas – Proposta de manutenção da disciplina de ETV no 2.º ciclo.
- Escolas dos Salesianos em Portugal - Não consideram necessária a divisão de EVT em 3 disciplinas.
- Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais - Manutenção da disciplina de EVT e do par pedagógico
3. Conjunto das propostas/sugestões constantes dos contributos provenientes das várias Associações de Professores, Associações Sindicais e Organizações Políticas
- Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV) - A substituição da disciplina de EVT por duas disciplinas e a criação de uma terceira (TIC) aumenta a dispersão em vez de a reduzir.
- Associação Nacional de Professores de Educação Técnica e Tecnológica (ANAPET) – Proposta de manutenção da disciplina de Educação Visual e Tecnológica, enquanto unidade curricular autónoma
- Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica (APEVT) - Defende a manutenção da disciplina de EVT no 2.• ciclo do ensino básico, com o atual regime de docência, pois promove a integração disciplinar, um modelo de sucesso e de melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens.
- FNE – Não entende as vantagens da desagregação da disciplina de Educação Visual e Tecnológica em duas disciplinas, considerando mais vantajosa a manutenção do regime anterior/ pelas potencialidades que cria o trabalho de equipa nesta disciplina. Não é possível-por razões de segurança, de prática letiVa, por razões pedagógico-disciplinares, de rentabilidade e aquisição de competências, que as disciplinas de EVT/ET/EV sejam lecionadas por um só professor e com a turma inteira, assim como numa aula experimental de Físico-Química ou Ciências da Natureza;
- FENPROF – A substituição de EVf por duas disciplinas, das quais se desconhecem os programas e que aumentam a dispersão curricular. Manifesta a sua clara oposição à eliminação da disciplina de EVT e do seu funcionam’ento em par pedagógico.
- Organização Nacional de Estudantes Socialistas do Ensino Básico e Secundário (ONESEBS) – Tendo em conta que os empregos do futuro terão incontornavelmente uma componente tecnológica muito mais avançada, a JS considera que a proposta de eliminar a disciplina de EVT, criando três disciplinas separadas, assim como de eliminação de ET e de TIC no 9.º ano, irá resultar na perda de competências tecnológicas dos estudantes.
- FENEI/SINDEP - Deve ser assegurada a manutenção da disciplina de EVT, justificando-se esta, por um lado, pela vantagem de não aumentar o número de disciplinas do 2.2 cicloe por outro, em termos pedagógicos por permitir a integração dos conceitos das artes e tecnologias
4. Conjunto das propostas/sugestões constantes dos contributos provenientes de professores, encarregados de educação e cidadãos a título individual
- Manutenção da disciplina de EVT no 2.º ciclo, tendo em conta que as orientações programáticas existentes já contemplam os conteúdos de Educação Visual, de Educação Tecnológica e de TIC. Manutenção do regime de funcionamento atual, com um par pedagógico, tendo em conta as questões de segurança e de acompanhamento individual dos alunos.
Sem comentários:
Enviar um comentário