quinta-feira, 26 de abril de 2012


EVT nos Pareceres
As siglas EVT aparecem em 28 ocorrências no documento síntese que o MEC elaborou dos pareceres que recebeu para a revisão da estrutura curricular.
Esta é uma primeira análise em bruto as ocorrências mais importantes da sigla EVT. Alguns pareceres utilizam o nome completo da disciplina e ainda não cheguei a essa fase, embora tenha colocado nesta primeira análise a posição da ANDE e da ANAPET.

1.  Conjunto  das   propostas/sugestões  constantes  dos   contributos   provenientes  de   Conselhos  Pedagógicos,  Conselhos  Gerais,  Direções Escolas/Agrupamentos de Escolas, bem como de Colégios Particulares
    1. Na impossibilidade de manter a disciplina de EVT no modelo de funcionamento atual, lecionação de EV e ET em sistema  de desdobramento de turma.  Assim, a turma  deveria repartir-se entre EV e ET em dois blocos de 90 min por semana.
    2. No próximo ano letivo, no 6.º ano, manutenção da disciplina de EVT com a carga horária atual e com dois docentes. Assim, o novo desenho curricular só se aplicará aos alunos em início de ciclo. Atribuição, na disciplina de Educação Visual, nos 5.º 6.º anos, de uma carga letiva de 90 45 min semanais.

2. Conjunto das propostas/sugestões constantes  dos contributos  provenientes das várias Associações, Sociedades Científicas, bem como Instituições de Ensino Superior
    1. Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE) - Proposta de que a responsabilidade  pela organização, em monodocência, da Educação Visual e da Educação Tecnológica, bem como a organização dos apoios ao estudo sejam entregues aos Agrupamentos de Escolas.
    2. Conselho de Escolas – Proposta de manutenção da disciplina de ETV no 2.º ciclo.
    3. Escolas dos Salesianos em Portugal - Não consideram  necessária a divisão de EVT em 3 disciplinas.
    4. Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais - Manutenção da disciplina de EVT e do par pedagógico
3.  Conjunto  das  propostas/sugestões  constantes   dos  contributos   provenientes   das  várias  Associações de Professores,  Associações Sindicais  e Organizações Políticas
  1. Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV) - A  substituição  da disciplina de EVT por duas disciplinas e a criação de uma terceira (TIC) aumenta a dispersão em vez de a reduzir.
  2. Associação Nacional de Professores de Educação Técnica e Tecnológica (ANAPET) – Proposta   de  manutenção  da disciplina   de   Educação  Visual  e Tecnológica, enquanto unidade curricular autónoma
  3. Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica (APEVT) - Defende a manutenção da disciplina de EVT no 2.• ciclo do ensino básico, com o atual regime de docência, pois promove a integração disciplinar, um modelo de sucesso e de melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens.
  4. FNE – Não entende  as vantagens da desagregação da disciplina de Educação Visual e Tecnológica em duas disciplinas, considerando  mais vantajosa  a manutenção do regime  anterior/ pelas potencialidades  que cria o trabalho  de equipa nesta disciplina. Não é possível-por razões de segurança, de prática letiVa, por razões pedagógico-disciplinares, de rentabilidade e aquisição  de competências, que  as disciplinas de  EVT/ET/EV sejam  lecionadas  por um só professor  e com a turma inteira, assim como numa aula experimental de Físico-Química ou Ciências da Natureza;
  5. FENPROF – A substituição  de  EVf  por  duas  disciplinas, das  quais  se desconhecem  os programas  e  que  aumentam a dispersão curricular. Manifesta  a sua clara oposição à eliminação da disciplina de EVT e do seu funcionam’ento em par pedagógico.
  6. Organização Nacional de Estudantes Socialistas do Ensino Básico e Secundário (ONESEBS) – Tendo  em  conta  que  os empregos  do futuro  terão  incontornavelmente uma  componente tecnológica  muito mais avançada, a JS considera que a proposta de eliminar a disciplina de EVT, criando três disciplinas separadas, assim como de eliminação  de  ET e de TIC no 9.º ano, irá resultar na perda de competências tecnológicas  dos estudantes.
  7. FENEI/SINDEP - Deve ser assegurada a manutenção da disciplina de EVT, justificando-se esta, por um lado, pela vantagem  de não aumentar o número  de disciplinas do 2.2 cicloe  por outro,  em termos pedagógicos por permitir a integração dos conceitos  das artes e tecnologias
4. Conjunto das propostas/sugestões constantes dos contributos  provenientes de professores, encarregados de educação e cidadãos a título individual
  1. Manutenção da  disciplina de  EVT  no 2.º ciclo, tendo  em  conta  que  as orientações  programáticas  existentes já contemplam  os  conteúdos de Educação Visual, de Educação Tecnológica e de TIC. Manutenção  do regime de funcionamento atual, com um par pedagógico, tendo em conta as questões de segurança e de acompanhamento  individual dos alunos.


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