segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Turismo religioso

Tenho por hábito ir todos os anos a Fátima, fazer um momento de introspecção. Aproveitando o longo fim de semana e a agradável companhia, fui lá no domingo.
Para minha tristeza, cada ano que vou, venho mais decepcionada e menos crente.
Olhando ao meu redor, observei famílias inteiras cumprindo promessas, comprando artigos religiosos ou apenas cumprindo uma tradição.
Observei gente crente , que se humilha rastejando pelo chão, que acredita que subornando uma divindade na procura de uma melhor condição de vida, a obterá; observei lojas e mais lojas a vender produtos religiosos que dão sorte e protecção a quem os adquirir.
O Santuário de Fátima, transformou-se numa atracção turística, ninguém é obrigado a entrar lá para praticar qualquer acto religioso mas, trata-se de um lugar sagrado, de meditação e, o que me pareceu é que estava numa feira, onde se falava bem alto e, só faltava o homem das castanhas, das pipocas e dos gelados. As pessoas não respeitam aqueles que "rastejam", que não acreditam na sua autonomia, nas suas capacidades e na sua liberdade de pensar. Mas isto é tudo em nome de Nossa Senhora!
Passando à parte da basílica nova, meu Deus, é de bradar aos céus, será que Nossa Senhora ve? Porta principal em bronze, não sei quantos metros quadrados de azulejos moldados à mão e não sei quantos milhões de euros ali gastos...isto sim revela pobreza, é a crise....
Com tanta miséria espalhada por este Portugal fora e o significado de Fátima a ser devassado desta maneira, mas choram-se...
Respeito a crença religiosa de cada um, eu também tenho a minha mas, a minha alma está parva! Sei que os lugares de culto e de meditação são necessários, mas...
coisas destas não, isto é um atentado à pobreza...
Como pode alguém ser crente ao olhar para esta sumptuosidade?
Onde está a simplicidade e o despojamento de luxo que quanto a mim seria o mais correcto? Aquilo que eu vi, foi uma catedral pomposa, a tresandar de riquismo ofensivo, tipo anfiteatro, para "alimentar" o pagode domingueiro.
Penso que a igreja é dos pobres e para os pobres, cristo não veio à terra banquetear-se com os ricaços. Penso que devia haver menos exibicionismo, deviam deixar de lado as talhas douradas e iluminar a casa dos mais desfavorecidos com comida e medicamentos e que deviam levar junto das crianças desprotegidas alguma alegria e bem estar ...
Jesus Cristo, foi um homem que veio ao mundo pobre, foi torturado, humilhado e até crucificado e, para horror de muita gente ( e meu também), algum arquitecto pagão ou budista, resolveu erguer uma cruz horripilante com uma espécie de crucificado estilizado e mordernista, junto à nova basílica...mas são as modernices de hoje...talvez um dia haja um milagre, quem sabe?
E por este andamento ainda hei-de ir parar ao purgatório ou ao inferno...




Sem comentários: