sábado, 17 de outubro de 2009

Gato preto









Respondendo à pergunta que me fizes-te sobre o porquê da cor do gato preto...........

Gato preto !

Adorado por uns, sacrificado por outros, este animal sobreviveu décadas ou mesmo séculos de perseguição e maus tratos, para reclamar aquilo que por direito lhe é concedido - A VIDA.

Se os Egipcíos o idolatravam, prestavam lhe honras reservadas a faraós e os mumificavam após a sua morte, na Idade Média, este gato viu a sua vida dar uma reviravolta  sem dó nem piedade, embora  fosse benéfico para o homem prestando-lhe a graça de caçar os ratos que constituíam a praga da época.

Bruxaria, superstição e febre religiosa, foram os atributos que marcaram a Idade Média, pois se para o povo pagão este animal representava sabedoria e protecção, o mesmo não acontecia para aqueles que praticavam magia negra. O gato preto  macho era a personificação do diabo. 

Sendo estes animais possuidores de olhos penetrantes e luminosos durante a noite, originou que os rotulassem de espíritos demoníacos e, assim este passou a ser considerado a cor das trevas e do mal, passando a ser perseguido pelos cristãos e inquisidores e até sacrificado em rituais pagãos. 

Na altura em que surgiu o  Renascimento, a igreja católica já tinha abrandado a caça aos pagãos, o que foi uma boa e feliz notícia para o gato  que saltou de contente, pois os cristãos reduziram a prática do sacrifício dos animais e, em particular os gatos pretos, deixando assim de os perseguir.

Se em  Portugal é comum associar um gato preto a um mau presságio, são várias as crenças que lhe são favoráveis noutros países.

Superstições comuns:

Alemanha- se o gato cruza o caminho de uma pessoa da direita para a esquerda é mau presságio, mas se for ao contrãrio é boa sorte

Escócia- um gato preto no alpendre significa prosperidade

França- no sul deste país tratar de um gato preto, traz boa sorte

Itália- ouvir o espirro de um gato preto é boa sorte mas, se o gato preto de deitar na cama de uma pessoa doente, significa que seu fim está perto

Inglaterra- na costa de yorkshire, as mulheres dos pescadores acreditam que seus maridos regressam sãos e salvos da sua faina, se tiverem em casa um gato preto

Irlanda- se um gato preto cruza o caminho de alguém numa noite de luar, é prenuncio de epidemia

Letónia- para estes agricultores, encontrar um gato preto nos reservatórios de sementes é uma boa notícia. Para este povo, estes gatos são o espírito de Rungis, o Deus da colheita

Portugal- se um gato preto se cruza no nosso caminho traz má sorte

Superstições actuais

Actualmente ainda há quem veja neste gato a boa ou a má sorte. Após vários estudos realizados em associações de animais nos EUA, verificou-se que o gato de pelagem preta é o menos desejado, sendo por isso, sempre o último a ser adoptado.

A acentuar a ideia de que este gato não é visto como qualquer outro, nos EUA onde há uma forte tradição de festejar o Halloween, algumas associações de animais suspendem a adopção deste gatos, umas semanas antes e depois das festas.

Será que estes lindos gatos voltarão a conquistar a posição que tinham no antigo Egipto?












Sem comentários: