segunda-feira, 5 de outubro de 2009

5 de Outubro



Portugal desde a sua formação que foi uma Monarquia. Muitos foram os problemas levantados na época, por este tipo de regime , entre os quais :
- E se o rei adoece?
- E se enlouquece?
- E se governa mal?
- E se é cruel para com o seu povo?
- E se tem ideias extravagantes?
- E se é mal intencionado?
Enfim, havia que mudar o regime e assim o fizeram. Surge uma Republica em 1910, muda-se a bandeira e muda-se o hino. E, o povo queria festa e houve festa....
Mas o que eu não percebo muito bem é porque é que se há-de comemorar este dia que até é feriado nacional e, não se festeja o nascimento de Portugal como nação independente que nasceu precisamente neste dia há 900 anos. Para quem se orgulha de ser português, não será esta data muito mais importante do que a implantação da Republica?
Somos o povo mais antigo da Europa e fomos os primeiros a surgir como uma nação independente, penso que isso faz o orgulho do povo que somos. No entanto somos os únicos que não festejamos esta data da nossa formação como nação.
Afinal trata-se da história de um povo e, que por acaso até é o nosso e, do qual os portugueses dizem ter tanto orgulho. No entanto festejamos o nascimento de um partido político novo, de um filho de alguém célebre e famoso....
Onde está o orgulho de ser Português?

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem.Bom reparo ao dia que nasceu Portugal. Viva a Monarquia.Viva o rei.VIVA PORTUGAL