segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Agrovouga


Fui à feira, estive lá no sábado, dia 24.


Cavalos, vacas e toiros, estiveram patentes ao público no parque de exposições de Aveiro.


Trata-se de uma feira nacional do bovino leiteiro, da feira nacional do cavalo, e de uma mostra agrícola, industrial e comercial.


Ali o mundo rural encontra novidades, interesses e oportunidades de negócios: máquinas agricolas, rações, equipamentos veterinários, lacticínios e quatro bons restaurantes de carne certificada portuguesa: o restaurante marinhoa, arouquesa, barrosã e o restaurante do leitão.


Os passeantes podem ainda deliciar-se com algumas goludices artesanais que se encontram à venda nas tasquinhas que por ali existem.


Chegamos lá por volta das 20-30 H para jantar umas deliciosas costeletas marinhoas, acompanhadas com batatas a murro e couves cortadinhas e muito bem temperadas e beber  um delicioso vinho da Quinta do Cabriz.


De seguida fomos visitar todos os animais, chegando mesmo a acariciar alguns deles, principalmente o gado bovino que tem um pelo tão macio que parece de veludo e são de uma meiguice extraordinária, pois até oferecem a cabeça para a acariciarmos.


Seguiu-se o espectáculo equestre, que foi magnífico e a tradicional garraiada esperada por tanta gente e que me decepcionou bastante, pois o touro era tão novito e pequenito que se perdia no meio dos jovens forcados, que todos juntos provavelmente tinham um peso superior à do animal.


É de referir que num espaço onde se encontram tantos animais, não existem maus cheiros nem porcaria espalhada pelo chão. Cheguei a observar para meu espanto, uma mulher com um gigante bacio preso por um enorme pau, a aparar os cócós às vacas e a limpá-lasm para que não ficassem sujas, pois elas ali são lavadas e tosquiadas. São tratadas como uma verdadeiras modelos para desfilarem sobre um tapete a fim de ganharem concursos e fazer delirar o publico apreciador deste mundo rural.  



Para terminar esta noite divertida, engraçada e acima de tudo muito cultural, fomos comer umas farturas para irmos de "papo" cheio para casa.



















Sem comentários: