sábado, 18 de julho de 2009

Ser Feliz

Escrever abranda a rigídez dos meus pensamentos e ajuda-me a ir ao encontro dos meus sentimentos. O papel (neste caso, o computador) é o lugar seguro para me purgar e deixar sair tudo cá para fora. Não posso avançar às cegas pelo caminho da vida sem considerar os porquês.



Gosto de escrever e sempre que me inspiro faço-o, pois sinto-me feliz a falar com o computador, este pode-me comprender e até ajudar. Escrevo enquanto descanso e espero.......não sei bem o que espero nem o que me espera, mas espero alguma coisa como toda a gente espera.




Explorar todas as possibilidades ao nosso alcace, nunca nos acomodarmos perante um desafio, correr para ele, abraçá-lo, estar à altura da sua situação - e a vida torna-se uma chama , a vida floresce. Ver todas as dificuldades como desafios, pontos de partida e, nunca nos deixarmos derrotar por coisa ou pessoa alguma.



Saber enfrentar e lidar com os reverses é talvez a parte mais importante para alcançar o sucesso. Acima de tudo jamais nos poderemos esquecer de que a força que necessitamos vem de dentro de nós próprios.



A vida é sempre uma chama de dificuldades. Poderá ser apenas um pequeno revés ou uma montanha que se ergue à nossa frente. Devemos procurar viver todos os dias bons e felizes como os dias frustrantes e fifíceis, apenas como diferentes lições da escola da vida. A vida é um fluxo constante e, os problemas fazem parte da nossa vida quotidiana. É preciso saber isso e aceitar.



É assim que eu vejo os meus objectivos, como puzzles para montar. Tal como as palavras cruzadas de domingo ( e o sudoku que o meu pai ainda há pouco comprou para se entreter e, que eu ainda não entendi), a vida torna-se um divertimento e um desafio. À medida que cada novo problema surge no meu percurso, não me posso irritar. Tenho que encará-lo, resolvê-lo, modificá-lo, adaptar-me a ele, ultrapassá-lo e vencê-lo.




Sei que sentirei satisfação quando ultrapassar os acidentes de percurso com a mesma disposição calma com que enveredo por caminhos planos. Tenho que aceitar o inesperado com prazer. As soluções emergem muitas vezes do simples facto de cultivar um espírito calmo no meio do caos. Só assim não me deixarei cair numa cadeira dizendo: " o mundo está contra mim".



Ninguém tem uma vida isenta de problemas, eles fazem parte do processo humano. "Se eu tivesse dinheiro seria feliz"? Muitas pessoas ricas não são felizes. A felicidade não provém em adquirir alguma coisa ou alguém, vem de dentro de nós. A maior recompensa ou realização que podemos ter na vida é crescermos e transformarmo-nos à custa das nossas experiências. Cada fracasso ensina muito mais do que cada sucesso. Os desapontamentos devem ser aceites de forma desportiva.


O mundo está cheio de falhados cultos. Nada no mundo pode tomar o lugar da persistência.



A vida pode assemelhar-se ao avançar pelo meio de um pântano. Por vezes não há terra à vista, apenas serpentes aquáticas, abutres, crocodilos e areias movediças que nos engolem rapidamenet. É assim que se desnvolve o "carácter". Jamais deveremos desistir , nem mesmo quando sentir-mos as areias movediças a atingirem-nos os ouvidos. Lentamente e um centímetro de cada vez, temos de avançar para terra firme. Mesmo que não consigamos avistá-la, temos de a imaginar - este é um desafio que todos nós temos que estabelecer -


É também natural e evidente que os nossos sentimentos mudem quando nos deparamos com situações difíceis. Perdemos a coragem e a vontade, mas devemos ser constantes no empenhamento da realização dos nossos objectivos.


Uma queda ou uma centena delas não é um fracasso. Sejam quais forem os reveses diários, por muito profundo que seja o pantano, devemos conservar os nossos sonhos tanto na mente como no coração.



Ao nível do mesmo chão todas as pessoas sonham alcançar os mesmos objectivos. Algumas não chegam a subir o 1.º degrau, sonham mas não se mexem. Outra contemtam-se em alcançar o 2.º ou o 3.º degrau mas, nunca aspiram subir mais. Quanto mais se sobe a escada, mais difícil se torna, porque a concorrência diminuiu. Menos pessoas ainda têm a coragenm ou a crença em si próprias para chegar ao topo.
Por vezes por mais que nos esforcemos para modificar ou resolver um problema, o resultado não é o que esperavamos. Cada escolha cada facto modifica ligeiramente o rumo da nossa vida. Quantas vezes, mais tarde olhamos para trás e agradecemos à nossa boa estrela que as coisas tenham sucedido dessa forma? Há sempre a hipótese de uma força superior- o fado, ou o destino, ou Deus- intervir para fazer alterações de acordo com um plano que nós não conhecemos. Por vezes o que não tem que acontecer não acontece mesmo. Não podemos esquecer que só se é feliz se avançarmos para o amor de pé firme e com muita força interior.






























Sem comentários: