terça-feira, 7 de julho de 2009

O amor

Ontem, encontrei uma amiga que já não via há algum tempo e, qual não é o meu espanto ao ser bombardeada com perguntas tipo, estás apaixonada? Tens namorado? Apeteceu-me rir com tanta indiscrição, mas não fiquei indiferente ao assunto e dei por mim a pensar, porque será que nos apaixonamos? Nada mais simples. Apaixonamo-nos porque somos novos, porque envelhecemos e porque somos velhos. Porque a Primavera acabou, porque o Inverno chegou, porque transbordamos de energia, porque estamos exaustos, porque somos entusiastas, porque nos aborrecemos, porque não nos amamos, porque nos amamos.
Se existem demasiadas respostas as questões deixam de ser simples. AMAR, o termo foi destruído e o mistério desapareceu.
Em todo o lado, milhares de homens e de mulheres confessam-se espantados e apreensivos: " eu amo-te, estou apaixonado (a) por ti ", palavras que se pronunciam em voz alta ou baixa." Preciso de ti, não posso viver sem ti".
O tempo e o espaço equilibram-se e congelam diante de uma cara que representa a quintessência daquilo que é mais precioso no mundo.
Como já não acreditamos em determinados mitos, como explicar as nossas escolhas? Os apaixonados não se questionam, em compensasão os amigos perguntam:" o que é que ela(e) vê nele(a)? " Ele(a) não tem nada de excepcional".
A cristalização é o fenómeno que transforma todos os indivíduos envolvidos em situações amorosas em seres únicos. Hoje os psicanalistas falam de " investimento". Porque é que o João e a Maria, começaram a "investir" ou a "cristalizar" a sua atenção na Manuela e no António?"é incompreensível", pensam os amigos.
Alguém que viva em total harmonia com a sociedade, é susceptível de não conhecer o amor. Desde sempre, existiram civilizações que passaram, ou passam, ao lado do amor romântico.
Não nos apaixonamos quando estamos felizes ou perdidos. Apaixonamo-nos quando a vida perdeu um pouco o seu perfume.
O amor chega de surpresa. É só quando encontramos o homem ou a mulher que nos desperta a atenção, que a nossa atenção nos salta à vista.

Sem comentários: