terça-feira, 26 de agosto de 2014

 

Continuando a viajar em tempos de férias
 
Terceiro dia: Viajando até Barrancos - Não é fácil chegar a Barrancos. Mas lá nos fizemos à estrada em direção ao profundo interior alentejano, que fica a escassos quilômetros da fronteira de Espanha


 
Castelo de Noudar - apresenta nas suas linhas gerais as características da fortificação medieval, constituída pelo castelo onde existe a torre principal - torre de menagem - e pela cerca da vila a envolver a povoação que se organizou fora da cerca do castelo. Este é de difícil acesso, quer pelo Norte, Sul ou Poente, tem apenas um único acesso a partir de Barrancos, permitindo-nos compreender um pouco a história, e leva-nos a crer que o castelo nasceu naquele " desterro" com o objetivo de proteger um território que se estendia para nascente, quer fosse ele muçulmano ou castelhano. Aqui encontra-se também a capela de Nossa Senhora do Desterro.
 
 
 
 





 
 
Coreto no jardim de Moura
 
 
 
 
 
 
Castelo de Moura - Acredita-se que a primitiva ocupação humana deste sítio remonte a um castro da Idade do Ferro, sucessivamente ocupado pelos Romanos, pelos Visigodos e pelos Muçulmanos, quando alcançou expressão regional como capital da província de Al-Manijah, conforme os diversos testemunhos arqueológicos atualmente recolhidos ao Museu Municipal de Moura. A construção da fortificação Muçulmana, em taipa, datará dos meados do século XI ao início do século XII, da qual nos chegaram alguns vestígios, como a chamada Torre da Salúquia.  
 
 
 
 
 
A mãe Natureza faz destas partidas hem!!!
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
Igreja de S. João Batista
 

 
 
 
 
Fontanário de Moura
 

 
Largo da Mouraria
 
 
  
                         


Paisagem vista do castelo


 
 
 
 
 
 
 
 


Sem comentários: