quarta-feira, 27 de agosto de 2014

... e passear pelo nosso Portugal é bom...

Quinto dia:

Ferreira do Alentejo - Almodóvar


Capela do Calvário- Também designada por Santa Maria Madalena.

 
 
Igreja Matriz de Santo Ildefonso

 
 


Torre do relógio
 Janela Manuelina



Ponte romana

 Rotunda do sapateiro
 
Rotunda dos bombeiros
 
 

Agora em Ourique


Torre do relógio - A Torre do Relógio foi construída em meados do século XIX, e caracteriza-se por ter uma planta quadrangular, coberta por cúpula escalonada e bolbosa, rematada por um cata-vento de ferro com a forma de bandeira.
É formada por dois pisos separados por cornija de argamassa e enquadrados por pilastras. No piso superior, de frente para a Praça, destaca-se o mostrador quadrangular do relógio, de cantaria, com numeração árabe e ponteiros de metal.



Castelo de Ourique - O Castelo de Ourique foi reedificado nos séculos XII a XIV a mando de D. Dinis, provavelmente, sobre um antigo castro romanizado e depois ocupado pelos árabes. O castelo pertencia à Ordem de São Tiago e os seus vestígios implantam-se numa plataforma no cimo de um monte que domina a vasta planície do Campo de Ourique. Do castelo restam alguns troços com cerca de dois metros de altura, sobre os quais se construiu um miradouro e jardim com um reservatório de água ao centro.






Igreja Matriz- Igreja caracterizada pela sua arquitetura maneirista, barroca e rococó, e que foi reconstruída no século XVIII a mando de D. João V.
Destaca-se nela a elegância da sua fachada principal, com trabalhos de argamassa de feição rococó.
No seu interior o Barroco afirma-se já plenamente pujante nas grandes estruturas de talha dourada e policromada que extravasam dos retábulos, prolongando-se pelo arco triunfal, cornijas e sanefas. Na frontaria, de remate delicadamente rococó, sobressai a composição assimétrica das armas reais, dialogando com a traça das torres sineiras, tão amplamente utilizada no mesmo período estilístico.
 
 
... um salto até Castro Verde

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios -  Terá sido reconstruída no século XVII pelo Rei D. Filipe II no local de uma antiga capela de D. Afonso Henriques. No seu teto pode observar-se cenas da batalha de Ourique contra os mouros. 







Uma casa rica de um lavrador - é fascinante!!!







Passeio ao Pulo do Lobo - Ir até ao Pulo do Lobo é um passeio obrigatório a quem se desloca a esta região do Alentejo. Trata-se de uma queda de água do sul de Portugal. Fica situada no rio Guadiana, a montante de Mértola. As suas margens são tão pedregosas e tão apertadas que, segundo reza a lenda até o lobo as transpõe com um salto. É digno de ser visitado.


e andar em terra batida e cheia de pedras só mesmo de jeep...

















Sem comentários: