quarta-feira, 12 de setembro de 2012


Posted: 10 Sep 2012 01:56 PM PDT
Um resumo do essencial do que Nuno Crato disse esta noite na TVI. O essencial na educação são os conteúdos, a motivação dos professores, objetivos exigentes, disciplina na sala de aula e autoridade do professor.

Admito que as necessidades do sistema venham a diminuir. Sempre disse que a tendência é para baixar o número de professores porque o número de alunos também tende a baixar.

Temos uma plataforma automática. Se houver desvios ou erros nos processo de colocação, corrigimos o que está errado. 

O aumento do número de alunos máximo para 30 alunos corresponde a um ligeiro aumento de dois alunos. A média é 20 alunos por turma. Em Espanha, o Governo aumentou o número de alunos para trinta.

A vida dos professores e diretores não é fácil; é dura.

Estamos a preparar uma vinculação extraordinária dos professores com mais anos de serviço e que possam preencher necessidades permanentes das escolas. Queremos fazer isso até dezembro.

Não posso prometer emprego a todos os professores nem a todos os candidatos a professores. 

As minhas prioridades são:

Tornar os curricula mais exigentes. Estamos a estabelecer metas curriculares mais exigentes, hierarquizando o que é mais essencial.

O meu objetivo é subir os resultados reais.

Quero melhorar as aprendizagens dos alunos.

Estamos a criar uma avaliação mais regular e mais exigente. E estamos a fazer tudo isso de forma suave e gradual.

Sobre o ensino básico vocacional: a frequência não é obrigatória; não queremos que o ensino básico vocacional seja um ensino de segunda nem um castigo. O ensino vocacional permite o contacto com 3 profissões diferentes para além de uma componente geral e uma componente complementar.

Vamos reduzir 2.5% no orçamento para o Ensino Superior. As universidades e institutos politécnicos têm vindo a gerar cada vez mais receitas próprias e acomodaram bem os cortes dos últimos anos.

Sem comentários: