quinta-feira, 15 de abril de 2010

VIAJAR DE METRO

Um sonho

Lisboa é de facto um encanto e o melhor meio de transporte é sem dúvida o metro, pois é cómodo, rápido e tem estações lindas e limpas. O passageiro compra um cartão de viagem, guarda-o e reutiliza-o durante um ano, apenas tem que o carregar após cada viagem.

Mas, o que eu vos quero dizer, é que viajei acompanhada pelo jovem da fotografia. Ora, já perceberam concerteza que se trata de um pedinte. Fiquei impressionada! Um rapaz tão engraçado, boa figura, a pedir em vez de estar na escola! Ou será um animador ?  Ultimamente o metro tem sido palco de espactáculos. Pensei eu cá com os meus botões.

Vim para casa pensar no caso. Pesquisei e descobri que se tratava do Tiago de 15 anos, que por imposição de seus pais , pede nas ruas desde os 4 anos, acompanhado pela sua cadela "Estrela" de raça pincher anão.
Trata-se de um jovem que sonha desde muito pequenino ser piloto de ralis. 
Mas, o destino ditou-lhe a saída precoce do ensino. O Tiago simplesmente abandonou a escola.

Este é entre muitos, um exemplo da crise familiar e económica que actualmente se faz sentir em Portugal. Crianças que abandonam a escola porque também foram abandonadas pelos seus pais. Crianças que desde tenra idade que ficam sózinhas e desprotegidas. Crianças que não têm a quem recorrer.

Sei que este caso chegou até à Junta de freguesia através da escola que por sua vez a reportou até à Santa Casa da Misericórdia, a qual desconhece a existência do Tiago e afirma não possuir competências nesta matéria. O mesmo acontece nos ficheiros da Segurança Social e na linha de Emergência Social do ISS.

O Tiago simplesmente não existe!  E, enquanto a bola de ping-pong vai e vem, o menino alheio a toda a esta confusão e com a esperança no seu coração,  lá vai sonhando com o Tuning. Afinal, ele apenas quer acelerar nas estradas do rali de Portugal.

Sem comentários: