terça-feira, 4 de agosto de 2009

E que tal falarmos hoje um bocadinho da escola?

Hoje em dia e cada vez mais vivemos numa sociedade que está em crise. Crise, quer nos seus alicerces, quer nos seus valores fundamentais, cujas consequências como não pode deixar de ser, se refletem na escola.
E nada de misturar as coisa. Uma coisa é falar de grandes centros urbanos, onde as pessoas são vazias, não têm expressão, deambulam pelas ruas à procura de um sentido de vida, outra coisa, é falar da escola que estando ela inserida numa sociedade em decadência e corrupta, não pode deixar de reagir.
Desde os anos 70 que a escola assimilou de forma desigual, as transformações operadas que têm vindo a decorrer. Uma parte significativa continuou com o seu modelo tradicional de ensino. Mas, o saber enciclopédico está ultrapassado. As enciclopédias envelhecem muito mais depressa que os homens e o ensino não se limita à transmissão de conhecimentos.
No entanto a escola lá se vai adaptando aos desafios do futuro, pois há que promover uma rápida mudança com base na qualidade. É bem verdade que muita coisa se tem feito nesse sentido e presto homenagem a todos os professores que ao longo de muitos anos de trabalho, sacrifício e preserverança, têm mantido a chama de um ensino melhor, transformando as suas escolas num local sociável, comunitário e fraternal, apesar da carência das instalações, das más condições de trabalho e da pouca remuneração.
______________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________

Sem comentários: