quarta-feira, 30 de maio de 2012

VISITA DE ESTUDO AO PORTO COM OS ALUNOS DO 5.º ANO


O  Museu Portuense foi criado em 1833 por Pedro IV de Portugal e instalado no edifício do Convento de Santo António da Cidade atual edifício da Biblioteca Pública Municipal do Porto, em Santo Ildefonso.Em 1911  ganhou o nome de Soares dos Reis em homenagem aquele escultor portuense. Grande parte do espólio do escultor faz parte da coleção do Museu, sendo talvez a obra mais emblemática a escultura em mármore de nome O Desterrado.Em 1940, o Estado adquiriu à Santa Casa de Misericórdia o Palácio dos Carrancas .Concluídas as obras de adaptação do novo edifício, o museu foi inaugurado em 1942. À época, as alterações mais notáveis consistiram na transformação das oficinas da antiga fábrica em galeria com iluminação zenital, destinada à pintura. Assim como, a criação de outra galeria, desta feita de escultura, para alojar a obra de Soares dos Reis.Durante a década de 1940, o Museu foi enriquecido com as coleções do Museu Municipal. De museu clássico, de Belas-Artes, passou a museu misto, incorporando as chamadas artes decorativas, que assentavam bem a um Porto industrial.Na década de 1950, o Museu adquiriu obras de pintura e escultura a jovens artistas.Em 1992, na sequência da criação do Instituto Português de Museus, o Museu Nacional Soares dos Reis iniciou um projeto de remodelação e expansão,  concluido em 2001.



Após a visita concluída dirigimo-nos para o PAVILHÃO ROSA MOTA, a fim de degustarmos  os nossos lanches.



Pavilhão Rosa Mota – anteriormente conhecido por Pavilhão dos Desportos - localiza-se nos Jardins do Palácio de Cristal, na cidade do Porto.
Trata-se de um edifício em forma de calote semi-esférica.




Depois da barriguinha compostinha e alguns momentos de lazer nos magníficos relvados deste espaço, seguimos para o Teatro do Campo Alegre, para assistirmos a uma peça de teatro " Giselle".

E finalmente toca a retomar o autocarro e partir até à escola, onde os pais aguardavam as crianças.

Mas o que chamou à atenção, foi esta " belíssima pintura" nos muros da faculdade de letras
( não seja o Porto a cidade das artes) e este cão que se fazia passear em plena cidade  "incomodando" quem por ali passava.


















Sem comentários: