domingo, 29 de novembro de 2009

O porquê da árvore de Natal

Como surgiu a árvoe de Natal?
Como é que uma árvore decorada pode estar ligada ao conceito de Natal?
Tal como as celebrações  do mês de Dezembro, também a árvore, símbolo da vida, faz parte de um conjunto de tradições anteriores ao Cristianiosmo. Os Egípcios, os Chineses e os Hebreus usavam as árvores nas suas casa no dia mais curto do ano como símbolo de triunfo da vida sobre a morte. Antes da conversão ao Cristianismo, os povos Teutónicos e Escandinavos costumavam utilizar árvores nas suas casas e celeiros para afugentar os demónios.Na Alemanha o padre Martinho Lutero, autor da Reforma protestante do séc. XVI,montou um pinheiro enfeitado com velas em sua casa. O seu objectivo era mostrar às crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.

Já o costume de ornamentar a árvore pode ter tido origem nos hábitos druidas de decorar velhos carvalhos com maçãs douradas para as festividades no último dia em que as noites eram maiores que os dias. Também noutras culturas se utilizavam  grinaldas, luzes e fogos para simbolizar vida e calor no meio do frio e da escuridão.

Mas a igreja católica fez a ponte entre estes rituais pagãos e o interesse do Cristianismo: a árvore de Natal dos tempos modernos teve origem na Alemanha durante a Idade Média, costituindo uma alegoriaà árvore do paraíso de Adão e Eva. Nas igrejas decoravam-se pinheiroscom hóstias e velas, e, da intenção pagã de afastar demónios, a árvoreiluminada passou a servir o propósito de representar Cristo como a luz do mundo.

A primeira referência explícita a uma árvore de Nataldata apenas do século XVI, na Alemanha, onde as fasmílias decoravam árvores com papéis coloridos, frutos e doces. Esta tradição estendeu-se a toda a Europa e chegou ao Novo Mundo através dos emigrantes alemães.





Sem comentários: