Visita ao Templo Maçónico - Lisboa
Tudo aqui é simbolismo.
A maçonaria assenta nos princípios da igreja e tem por base a construção do templo de Salomão, pois pensa-se que foram eles os primeiros maçons da história. Fazer parte desta organização, é crer em Deus e ter uma conduta ética e honesta.
Maçom significa pedreiro livre ou construtor e surgiu na idade média, época das grandes construções de pedra, castelos e catedrais. Os trabalhadores reuniam-se e guardavam as suas técnicas a sete chaves. A metodologia de ensino era não haver testes, para eles era essencial aprender ofícios.
Loja do Grémio Lusitano
Depois da cerimónia de iniciação, o Mestre entrega o avental ao novo Maçom que só pode entrar no Templo da sua loja, ou de outra, com o avental vestido, pois este é o principal símbolo que compõe a indumentária maçónica.
Maçonarias femininas existem há mais de cem anos - e conduzem iniciações, cerimónias e rituais, tal como as masculinas. Todas as meninas usavam o mesmo uniforme e penteado.
Pertences da Maçonaria feminina
Texto de Fernando Pessoa defensor das sociedades secretas
Templo Maçom
Pormenor das escadas de acesso ao templo
A caminho do restaurante Terra e Mar, onde almoçamos sopa de legumes e arroz de polvo com coentros. Como sobremesa, mousse de manga e café.
O aperto de mão maçónico e Sede da manteigaria União
Praça Luís de Camões
A "Casa do Ferreira Das Tabuletas"
Após ter caído, no terramoto de 1755, o Convento da Santíssima Trindade foi comprado em 1835 por Manuel Moreira Garcia, tendo instalado aí a sua cervejaria
Refeitório na Cervejaria da Trindade, com painéis de azulejos alusivos à maçonaria
As 3 cervejas produzidas, com nomes ligados à maçonaria: Profana, Áurea e Fénix
Nos antigos claustros do mosteiro da Trindade (a única parte original que sobrou depois da queda do mosteiro)
Chapeleiro só para guarda chuvas ingleses
Sem comentários:
Enviar um comentário