segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

As minhas mini férias de Natal e Fim de Ano

Dia 29 de Dezembro de 2011 ( 5.ª feira) – partida para Óbidos, onde almoçamos e passamos parte do dia

A vila de Óbidos guarda séculos de história entre as suas muralhas. Com um vasto património de arquitectura religiosa e vestígios histórico-monumentais, a vila de reis e rainhas foi, noutros tempos, local de preferência para descanso ou refúgio das desavenças da Corte. Foram alguns dos monarcas que passando por estas terras deixaram, de uma forma ou de outra, marcas que a vila ainda hoje mantém.






A Porta da Vila é datada do Século XVII e tem como elementos distintivos Azulejos do séc. XVIII e capela-oratório com varanda do século XVII.

Pensa-se que o Castelo de Óbidos é de origem romana mas foi uma fortificação sob o domínio árabe. Classificado como Monumento Nacional o castelo apresenta um estilo arquitectónico militar, tendo sido convertido numa Pousada.
E  momentos lúdicos é coisa que não falta nesta vila de Óbidos, pois divertir faz bem. 





Final de tarde – saída para Alcobaça onde pernoitamos a fim, de no dia seguinte visitar o Mosteiro de Alcobaça





O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, é a primeira obra plenamente gótica erguida em território português e, foi fundado em 1178 pelos monges cistercienses. Aí encontram-se frente a frente na galeria transversal, os mais belos túmulos medievais feitos em Portugal, de D. Inês de Castro e de D. Pedro. Foram colocados nessa posição por ordem do Rei, para que quando chegasse o dia da ressurreição dos corpos, D. Pedro se encontrasse de frente com a mulher que tanto amou e tão cruelmente foi assassinada.




 Este Mosteiro é famoso pela sua gigantesca cozinha com 18 metros de altura. Beckford  descreve –o como “o maior templo de engorda de toda Europa”. Só pra se ter uma idéia, os monges construíram dentro da cozinha um canal, ligando um afluente do Rio Alcôa à cozinha, a fim de terem peixe fresco à disposição, que pescavam ali mesmo e, água à farta  para cozinhar e para  limpeza.







Também o refeitório, ao lado da cozinha,  é enorme e possui duas coisas curiosas: a primeira um púlpito de onde a Bíblia era lida enquanto os monges comiam em silêncio; a segunda, uma portinha estreita, (de uns 40 cm de largura). Dizem que para entrar no refeitório, os monges tinham que passar por essa portinha, aqueles que não conseguiam, deveriam jejuar até ficarem magros o suficiente para  poderem  passar!



E…finalmente Nazaré onde “ abancamos” duas noites para passar o Fim de Ano e festejar o início de outro.








Nazaré
Uma praia espectacular, o casario branco dos pescadores e enormes penhascos sobre um mar de um azul intenso fazem desta vila piscatória um destino turístico de eleição, sobretudo devido às suas características tradicionais. Ainda se podem ver pescadores vestidos com camisas de xadrez e calças pretas, e suas mulheres com sete saias, a secar o peixe sobre o areal, junto dos seus barquinhos coloridos. Para os que apreciam peixe e marisco, a Nazaré é um paraíso gastronómico. Por cima desta beleza podemos encontrar o Sítio.
O Sítio, acompanhado pela lenda do alcaide D.Fuas Roupinho, é uma localidade visitada por muitos peregrinos. Aqui, encontramos a famosa Igreja da Nossa Senhora da Nazaré e, em seu redor, o Terreiro da Romaria e o Hospital. Esta antiga Igreja tem traços tipicamente barrocos. No seu interior encontramos uma riqueza e uma beleza inconfundível. O seu tecto de madeira e o altar-mor trabalhado são prova viva dos séculos passados. O lugar mais famoso do Sítio da Nazaré é, sem dúvida, o chamado Miradouro do Suberco,o qual mostra a mais bela vista das vilas portuguesas. Na outra ponta encontra-se o Forte de S. Miguel Arcanjo, datado do séc. XVII onde está instalado o farol. A ligação da praia e do Sítio faz-se através do Ascensor da Nazaré, mais conhecido pelas gentes da Nazaré como Elevador. Este meio de transporte que permite a ligação de duas localidades é visitado anualmente por milhares de pessoas, as quais aproveitam para ver a magnífica vista panorâmica da praia da Nazaré.

A Marginal e o extenso areal da praia da Nazaré receberam milhares de pessoas para aquele que é o maior evento de rua do Oeste - PASSAGEM DE ANO. E, era vê-los chegar com as mochilas às costas...E eram muitos…muita geração…adolescentes e jovens inconscientes que chegavam para a grande noite do dia 31. ..Ai… ai… se as mãezinhas deles soubessem as festas que por ali andavam...e o álcool que eles ingeriam …
E foi com muita música e animação que atiramos fora o ano velho e começamos o ano de 2012









Um Feliz Ano Novo !!!





























Sem comentários: