Escola Básica nº
Perfil da Turma - 5º ?
10 de Setembro ...
Nº
|
Nome
|
Data
Nasc.
|
Idade
|
Ret.
|
Escola
|
Avaliação do ano anterior
|
SPO
|
Dec.L.3/2008de 7Jan.
|
Observações
|
A turma é constituída por alunos: raparigas e rapazes.
Idades:
NEE:
2 alunos repetentes:
Apenas 1 aluno não inscrito a EMRC
Escalão A- alunos
Escalão B- alunos
Especificidade
dos alunos……….
Alunos com Necessidades
Educativas Especiais abrangidos pelo Decreto-Lei nº
3/2008, de sete
de Janeiro
– Medidas de Apoio:
N.º
- Alíneas:
a) Apoio Personalizado; b) Adequações Curriculares Individuais (ao nível
das estratégias, atividades, objetivos e conteúdos, tendo por base o currículo
comum a todas as disciplinas, exceto nas áreas das expressões) e d) –
Adequações no Processo de Avaliação.
N.º
N.º
ALUNOS
COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM:
N.º
N.º
ALUNOS
SUJEITOS A PLANO DE ACOMPANHAMENTO:
N.º
N.º
APRECIAÇÃO
GLOBAL DE COMPORTAMENTO:
Avaliação Intercalar – Novembro:
Avaliação Sumativa Interna – 1.º período:
Avaliação Intercalar – Fevereiro:
Avaliação Sumativa Interna – 2.º período
Avaliação Sumativa Interna – 3.º período
CASOS
PONTUAIS DE COMPORTAMENTO:
N.º
Habilitações
literárias dos pais dos alunos da turma ?
Habilitações
Literárias
|
|||
Nome
do Aluno
|
Pai
|
Mãe
|
Enc. de
Educação
|
Horário da
Turma
T
|
Início
|
Fim
|
2.ª Feira
|
S
|
3.ªFeira
|
S
|
4.ªFeira
|
S
|
5.ªFeira
|
S
|
6.ªFeira
|
S
|
LISTA dos alunos
Nº
|
Nome
|
Morada
|
Telefone
|
Telemóvel
|
1
|
– PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES DA TURMA
Ao
longo do ano os alunos da turma e/ou o respectivo Conselho de Turma
envolveram-se em diversas actividades. O conjunto dessas actividades constitui
o Plano Anual de Actividades da Turma que se encontra registado no seguinte
quadro:
ACTIVIDADES
|
INTERVENIENTES
|
CALENDÁRIO
|
|
CARACTERIZAÇÃO GERAL :
QUADRO
SÓCIO- ESCOLAR (RESUMO)
Nº de
Alunos
|
|
Rapazes
|
|
Escalão
A
|
|
||
Nível
Étário
|
|
Raparigas
|
|
|
Escalão
B
|
|
|
Alunos
com NEE
|
|
|
|
|
|
|
|
Jardim de Infância
|
|
Alunos com retenções
|
Observações
|
||
Sim
|
Não
|
|
1
|
|
|
|
--
|
|
2
|
|
|
--
|
--
|
|
3 ou mais
|
--
|
A escola e o futuro
|
|||||
Aprender
|
|
Tirar um curso
|
|
Gosto
|
|
Obrigação
|
|
Ter um bom futuro
|
|
Conseguir emprego
|
|
Outras
|
|
Actividades
que gostarias de desenvolver na Escola
|
|
|
|
Que profissão gostarias de ter no futuro?
|
||
|
|
|
Constituição do agregado familiar
|
||||
2
|
3
|
4
|
5
|
6 ou mais
|
|
|
|
|
Vive com os pais
ou mãe / pai
|
|
Não vive com os pais
|
|
Habilitações
dos pais e encarregado de educação
|
pai
|
mãe
|
enc. de ecuc.
|
|||||||||||||
Nº
|
%
|
Nº
|
%
|
Nº
|
%
|
|||||||||||
Não
sabe ler nem escrever
|
-----
|
-----
|
-----
|
-----
|
-----
|
-----
|
||||||||||
4ª
classe ( 1º ciclo)
|
|
|
|
|
|
|
||||||||||
6º
ano ( 2º ciclo)
|
|
|
|
|
|
|
||||||||||
9º
ano ( 3º ciclo)
|
|
|
|
|
|
|
||||||||||
11
ano
|
|
|
|
|
|
|
||||||||||
12
ano/freq. Ensino Superior
|
|
|
|
|
|
|
||||||||||
Tempo
diário dedicado às tarefas escolares em casa
|
|
|
|
|
|
|
||||||||||
½ hora
|
10
|
1 hora
|
5
|
2 horas
|
1
|
+ de 2
|
3
|
|||||||||
À semana levantam-se por volta das
|
À semana deitam-se por volta das
|
||
06:00
|
-----
|
21:00
|
|
06:30
|
-----
|
21:30
| |
07:00
|
|
22:00
|
|
07:30
|
|
22:30
|
|
08:00
|
|
23:00
|
|
Outras
|
|
Outras
|
|
Os Pais/ Enc. de Educação costumam:
|
Nunca
|
Algumas vezes
|
Muitas vezes
|
Sempre
|
Ver
as fichas de trabalho/ avaliação
|
-----
|
4
|
1
|
15
|
Assinar
as fichas de avaliação
|
-----
|
|
1
|
17
|
Conversar
sobre a vida escolar
|
-----
|
7
|
4
|
9
|
Ajuda no estudo
|
Frequência de Bibliotecas
|
||
Sim
|
Não
|
Sim
|
Não
|
|
|
|
Programas de televisão favoritos
|
|||||
Telejornais
|
|
Desportivos
|
|
Concursos
|
|
Telenovelas
|
|
Documentários
|
|
Des. Animad
|
|
Outros
|
Filmes-
|
|
Li-
vros
|
Bici-
cleta
|
Despor-
tos
|
Jogos
de Comput.
|
Amigos
|
Televisão
|
Música
|
Outros
|
Dias
úteis
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fim
de sem
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Férias
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Costumo passar as férias
|
||
|
|
|
Problemas de Saúde
|
ÁREAS DISCIPLINARES
|
AGENTES EDUCATIVOS
|
|
Língua
Portuguesa
|
|
|
Inglês
|
|
|
História
e Geografia de Portugal
|
|
|
Matemática
|
|
|
Ciências
Naturais
|
|
|
Educação
Visual e Tecnológica
|
|
|
Educação
Musical
|
|
|
Educação
Física
|
|
|
Educação
Moral e Religiosa Católica
|
|
|
ÁREAS CURRICULARES NÃO DISCIPLINARES
|
|
|
Estudo
Acompanhado
|
|
|
Formação
Cívica
|
|
|
OUTROS
|
|
|
Educação Especial
|
|
|
SPO
|
|
|
APA
|
Língua
Portuguesa
|
|
Língua
Inglesa
|
| |
Matemática
|
|
Contacto da Equipa
Educativa da Turma:
Disciplina
|
Nome
|
C. Telefónico
|
E-mail
|
Português
|
|
|
|
HGP
|
|
|
|
Inglês
|
|
|
|
Matemática
|
|
|
|
CNT
|
|
|
|
EVT
|
|
|
|
EVT
|
|
|
|
Ed. Musical
|
|
|
|
Ed. Física
|
|
|
|
EMRC
|
|
|
|
Estudo A.
|
|
|
|
Estudo A.
|
|
|
|
Formação C.
|
|
|
|
Ed.Especial
|
|
|
|
Ensino Esp.
|
|
|
|
SPO
|
|
|
|
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS:
relatórios de APA
instrumentos de avaliação
normas de conduta
transversalidade da língua portuguesa
competências gerais e suas operacionalizações
ÁREAS CURRICULARES NÃO DISCIPLINARES/ Planificações
A avaliação de todo este processo será efectuada no
final de cada período, por cada professor das áreas disciplinares, aquando da
atribuição da respectiva avaliação sumativa, uma vez que a valorização da
língua portuguesa está prevista nos parâmetros de avaliação das diferentes
disciplinas.
VI – ARTICULAÇÃO HORIZONTAL DE CONTEÚDOS
DISCIPLINAS
|
ASSUNTOS
ARTICULADOS
|
DISCIPLINAS
|
ASSUNTOS
ARTICULADOS
|
|
AUTO-AVALIAÇÃO
CONTEÚDOS
CRITÉRIOS
PLANIFICAÇÕES
ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
Durante o ano, a escola ofereceu diversas
actividades para ocupação plena do tempo escolar dos alunos (tempos não
lectivos de permanência na escola).
Os alunos inscreveram-se nas diferentes actividades
de acordo com as suas preferências pessoais, e com a autorização dos
Encarregados de Educação. Após este trabalho, executado pela Directora de
Turma, foi construído um “mapa” de ocupação dos alunos e foi realizado o
controlo de assiduidade em grelhas elaboradas para o efeito.
O quadro seguinte apresenta os
alunos desta turma que frequentam as referidas actividades.
Dia
|
Hora
|
Actividade
|
Profs
|
Sala
|
Inscritos
|
|
|
|
|
|
|
AVALIAÇÃO PERIÓDICA:
APROVEITAMENTO
GLOBAL DA TURMA
1º Período
Discip.
Níveis
|
LPO
|
HGP
|
ING
|
MAT
|
CNT
|
EVT
|
EDM
|
EF
|
EMRC
|
APRJ
|
Nível 1
|
-----
|
-----
|
-----
|
-----
|
-----
|
-----
|
-----
|
-----
|
-----
|
-----
|
Nível 2
|
|
|
|
|
0
|
-----
|
||||
Nível 3
|
|
|
|
|
|
|
9
|
|
|
(Sat)
|
Nível 4
|
|
4
|
8
|
|
|
8
|
|
|
5
|
6SB)
|
Nível 5
|
-----
|
2
|
1
|
2
|
1
|
|
2
|
1
|
2
|
-----
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Insucesso
|
%
|
%
|
%
|
,%
|
0%
|
0%
|
%
|
0%
|
0%
|
0%
|
Sucesso
|
%
|
%
|
%
|
%
|
%
|
%
|
%
|
%
|
%
|
%
|
Total de alunos da turma:
O Aproveitamento Global foi considerado -
- Um aluno em situação de retenção
- Vinte em situação de transição
- Sem níveis inferiores a três, treze alunos
- Com níveis quatro ou cinco a mais de metade das disciplinas, oito alunos
Medidas
propostas para o próximo ano lectivo:
A fim de
dar cumprimento ao disposto no ponto 4 do artigo 2º do Decreto – Lei nº 6/
2001 de 18 de Janeiro, pretende-se com este documento avaliar, em
Conselho de Turma, o Projeto Curricular que adequa as estratégias de
concretização e desenvolvimento do currículo nacional ao seu próprio contexto.
A avaliação incide sobre as
aprendizagens e competências definidas no currículo nacional para as diversas
áreas curriculares. Assim, é utilizada a mesma escala de classificação (1 a 5)
das áreas disciplinares.
1.
COMPETÊNCIAS GERAIS
(Assinalar
com uma X as competências
desenvolvidas/ atingidas no final do ano pela maioria dos alunos)
COMPETÊNCIAS |
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
G1) Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos
para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do
quotidiano.
|
|
|
|
|
|
(G2) Usar adequadamente linguagens das
diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se
expressar.
|
|
|
|
|
|
(G3) Usar corretamente a língua portuguesa para
comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio
|
|
|
|
|
|
(G4) Usar línguas estrangeiras para comunicar adequadamente em
situações do quotidiano e para apropriação de informação
|
|
|
|
|
|
(G5) Adotar metodologias personalizadas de trabalho e de
aprendizagem adequadas a objetivos visados
|
|
|
|
|
|
(G6) Pesquisar, selecionar e organizar informação para a
transformar em conhecimento mobilizável
|
|
|
|
|
|
(G7) Adotar estratégias adequadas à resolução de problemas e à
tomada de decisões
|
|
|
|
|
|
(G8) Realizar atividades de forma autónoma,
responsável e criativa
|
|
|
|
|
|
(G9) Cooperar com outros em tarefas e projetos
comuns
|
|
|
|
|
|
(G10) Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspetiva
pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida
|
|
|
|
|
|
OBS: Assinalar casos pontuais (alunos que não
desenvolveram/ atingiram determinada competência)
Competência
Nº - Nome
|
G1 |
G2 |
G3 |
G4 |
G5 |
G6 |
G7 |
G8 |
G9 |
G10 |
|
|
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
X
|
X
|
X
|
|
|
Caligrafia
|
X
|
Aquisição
de hábitos de estudo
|
X
|
Ortografia
|
X
|
Resumo
|
|
Construção
frásica
|
X
|
Elaboração
de esquemas
|
|
Domínio
da pontuação
|
X
|
Sublinhado
|
|
Leitura
|
X
|
Consulta
de materiais de apoio
|
|
Compreensão
oral / escrita
|
X
|
Sentido
de responsabilidade
|
X
|
Expressão
oral / escrita
|
X
|
Relação
interpessoal
|
|
Raciocínio
lógico
|
X
|
Apresentação
pessoal
|
x
|
Registos
/ Organização
|
X
|
|
|
Apresentação
|
X
|
|
|
Estudo Acompanhado
PARÂMETROS
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
Aquisição de métodos de
trabalho e estudo
|
|
|
|
|
|
Espírito de entreajuda e
respeito pelos outros
|
|
|
|
|
|
Autonomia para a
realização das tarefas/aprendizagens
|
|
|
|
|
|
Aquisição / domínio de
conhecimentos a nível das TIC
|
|
|
|
|
|
Organização e
apresentação dos trabalhos
|
|
|
|
|
|
Empenhamento e
participação nas atividades
|
|
|
|
|
|
Formação Cívica
PARÂMETROS
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
Participação e interesse
pelos trabalhos/ debates
|
|
|
|
|
|
Espírito crítico
|
|
|
|
|
|
Espírito de
solidariedade e de tolerância
|
|
|
|
|
|
Capacidade de
comunicação
|
|
|
|
|
|
OBS: Sugestões (aspetos a melhorar a nível da
planificação, funcionamento e avaliação das Áreas Curriculares Não
Disciplinares)
_________________________________________________________________
3. conteúdos
não leccionados
DISCIPLINAS
|
CONTEÚDOS NÃO LECCIONADOS
|
3.1 Aulas previstas e dadas
Disciplinas
|
Aulas
previstas
|
Aulas
dadas
|
Observações
|
|
OBS:
4.
SUCESSO GLOBAL DA TURMA
4.1 Planos de recuperação
Nº
|
Nome
|
Transita/
Aprovado
|
Não
transita/
Não
Aprovado
|
Observações
|
|
4.2 Avaliação Extraordinária
Nº
|
Nome
|
Nº de Retenções
|
Nº de níveis inferiores
a 3
(assinalar +AP se for o
caso)
|
Observações
|
|
4.3 Planos de acompanhamento (para o ano letivo seguinte)
Nº
|
Nome
|
Nº de níveis inferiores
a 3
(assinalar +AP se for o
caso)
|
Observações
|
|
4.4. Outros dados
Total de alunos da turma
Total de alunos avaliados
Alunos retidos / não aprovados --- ---
Alunos que transitaram/ aprovados
Alunos que
transitaram/obtiveram aprovação
|
Nº
|
%
|
Em
todas as disciplinas
|
|
|
Com um nível
inferior a três
|
|
|
Com dois níveis
inferiores a três
|
|
|
Com três níveis
inferiores a três
|
|
|
Total de alunos que
transitaram/ aprovados
|
|
|
Alunos retidos/ que não
obtiveram aprovação
|
Nº
|
%
|
Com dois níveis
inferiores a três
|
--
|
--
|
Com três níveis
inferiores a três
|
--
|
--
|
Com
quatro níveis inferiores a três
|
--
|
--
|
Com mais de
quatro níveis inferiores a três
|
--
|
--
|
Total de alunos que não transitaram/ não aprovados
|
--
|
--
|
OBS: Referir casos de alunos (número e nome) que
ficaram retidos por falta de assiduidade.
Alunos que não obtiveram
sucesso em:
|
Nº
|
%
|
Língua
Portuguesa
|
|
|
Matemática
|
|
|
5.
CLASSIFICAÇÃO FINAL DO
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA
Com base no sucesso
global, ao presente Projeto Curricular da Turma ? do
.º ano é atribuído o nível final ? (classificar de 1 a 5).
---------, 00 de ·Junho de 0000
O Presidente do Conselho de Turma
_______________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário