quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PROJETO CURRICULAR DE TURMA



Escola Básica nº 

Perfil da Turma - 5º ?
10 de Setembro ...


Nome
Data
Nasc.
Idade
Ret.
Escola
Avaliação do ano anterior
SPO
Dec.L.3/2008de 7Jan.
Observações























A turma é constituída por  alunos:  raparigas e  rapazes.
Idades: 
NEE: 

2 alunos repetentes: 

Apenas 1 aluno não inscrito a EMRC
Escalão A-  alunos
Escalão B-   alunos


Especificidade dos alunos……….
Alunos com Necessidades Educativas Especiais abrangidos pelo Decreto-Lei nº 3/2008, de sete
de Janeiro
– Medidas de Apoio:
N.º 
 - Alíneas: a) Apoio Personalizado;  b)  Adequações Curriculares Individuais (ao nível das estratégias, atividades, objetivos e conteúdos, tendo por base o currículo comum a todas as disciplinas, exceto nas áreas das expressões) e d) – Adequações no Processo de Avaliação.





Neste contexto, a aluna beneficiou de aulas de Apoio Pedagógico Acrescido às disciplinas de Língua Portuguesa e Inglês. Usufruiu ainda, de noventa minutos semanais de Apoio Personalizado com a professora de Educação Especial, .........., à segunda-feira, das onze horas às doze e trinta. Foram avaliadas as competências previstas nas Adequações Curriculares Individuais das disciplinas de Ciências da Natureza, Língua Portuguesa, Matemática, Inglês e História e Geografia de Portugal, Pode concluir-se que as medidas implementadas algum surtiram efeito, uma vez que a aluna obteve sucesso a todas as áreas curriculares disciplinares e não disciplinares, com excepção da disciplina de Matemática e Língua Portuguesa, não obstante as suas grandes dificuldades. A aluna foi assídua e pontual ao longo de todo o ano, inclusivamente aos vários apoios que lhe foram proporcionados. Adaptou-se facilmente à nova escola, não apresentando dificuldade no cumprimento das regras, em contexto sala de aula. No entanto apresentou alguns problemas de relacionamento com os pares, sendo uma aluna conflituosa. Em sala de aula, tem um comportamento adequado e vai trabalhando de acordo com as suas capacidades. Copia todos os registos do quadro, mas atrasa-se normalmente na resolução dos exercícios propostos, parecendo aguardar pela sua correcção. Nunca toma a iniciativa de participar oralmente, nem coloca qualquer dúvida e, quando interpelada, raramente responde. Embora apresente um comportamento adequado em sala de aula, a aluna nem sempre está atenta, distraindo-se facilmente com os seus próprios pensamentos. Quando se encontra em pequeno grupo, o que acontece em situação de apoio, a aluna mostra-se mais desinibida e participativa, assim como mais concentrada na realização das tarefas. A aluna faz normalmente os trabalhos de casa, mas nem sempre se empenha no sentido de superar as suas dificuldades. No terceiro período, houve uma significativa mudança de atitude, pois a Cláudia passou a investir menos na generalidade das áreas. Tornou-se mais desorganizada na apresentação dos cadernos e piorou o seu comportamento, chegando a perturbar algumas aulas, principalmente as de Inglês. A aluna fez alguns progressos, principalmente a nível da leitura. Persistem, ainda, muitas dificuldades cognitivas, nomeadamente ao nível da abstracção, da interpretação, da compreensão e organização, o que se reflecte em todas as áreas. As medidas implementadas foram relativamente eficazes. Apesar das acentuadas dificuldades da Cláudia, conseguiu-se que a aluna frequentasse o quinto ano sem qualquer agravamento das medidas educativas e transitasse, com dois níveis inferiores a três às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, para o sexto ano. A aluna apresenta: deficiência mental ligeira associada a sindroma alcoólico fetal que condiciona um atraso no desenvolvimento; dificuldades cognitivas (abstracção, compreensão, interpretação, organização) imaturidade psicoafectiva; dificuldades de relacionamento social, inibição, baixa tolerância à frustração e dificuldade em respeitar e interiorizar regras e limites; dificuldade de aprendizagens globais. Está a ser seguida no Centro de Estimulação e Consulta Psicológica de Aveiro ”ANIMA”, desde 2005/6.
No próximo ano lectivo devem manter-se todas as medidas aplicadas: APOIO PEDAGÓGICO PERSONALIZADO, ADEQUAÇÕES CURRICULARES INDIVIDUAIS e ADEQUAÇÕES NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO. É previsível que se acentuem as suas dificuldades, decorrentes da maior complexidade dos programas do sexto ano e da sua fraca retenção de conteúdos. Por essas razões é necessário que a aluna se empenhe mais e que o Conselho de Turma mantenha o nível de acompanhamento prestado no presente ano lectivo.

N.º 
Alíneas: a) Apoio Pedagógico Personalizado ministrado por um docente de Educação Especial; b) Adequações Curriculares Individuais; d) Adequações no Processo de Avaliação (ampliação das provas; aumento do período da duração das provas; leitura dos enunciados das provas em voz alta a Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal e Ciências da Natureza; realização das provas em sala à parte e f) Tecnologias de Apoio (Candeeiro de lâmpada fria e estirador).

N.º 
N.º 

ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM:
N.º 
N.º 

ALUNOS SUJEITOS A PLANO DE ACOMPANHAMENTO:
N.º 
N.º 

APRECIAÇÃO GLOBAL DE COMPORTAMENTO:
Avaliação Intercalar – Novembro:
Avaliação Sumativa Interna – 1.º período:
Avaliação Intercalar – Fevereiro:
Avaliação Sumativa Interna – 2.º período
Avaliação Sumativa Interna – 3.º período

CASOS PONTUAIS DE COMPORTAMENTO:

N.º

 FOTOGRAFIA DOS ALUNOS:



Habilitações literárias dos pais dos alunos da turma ?




Habilitações Literárias
Nome do Aluno
Pai
Mãe
Enc. de
Educação






                                                                                      



Horário da Turma

T

Início
Fim
2.ª Feira
S
3.ªFeira
S
4.ªFeira
S
5.ªFeira
S
6.ªFeira
S
















LISTA  dos alunos
















MORADA DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO



Nome
Morada
Telefone
Telemóvel
1






 – PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES DA TURMA

                 Ao longo do ano os alunos da turma e/ou o respectivo Conselho de Turma envolveram-se em diversas actividades. O conjunto dessas actividades constitui o Plano Anual de Actividades da Turma que se encontra registado no seguinte quadro:




ACTIVIDADES

INTERVENIENTES

CALENDÁRIO





CARACTERIZAÇÃO  GERAL :
QUADRO SÓCIO- ESCOLAR (RESUMO)

Nº de Alunos


Rapazes

Escalão A

Nível Étário

Raparigas


Escalão B

Alunos com NEE








Jardim de Infância

Alunos com retenções
Observações
Sim
Não

1



--

2

--
--

3 ou mais
--

A escola e o futuro
Aprender

Tirar um curso

Gosto

Obrigação

Ter um bom futuro

Conseguir emprego

Outras


Actividades que gostarias de desenvolver na Escola
    




                                              
Que profissão gostarias de ter no futuro?







Constituição do agregado familiar
2
3
4
5
6 ou mais





Vive com os pais
ou mãe / pai

Não vive com os pais


Habilitações dos pais e encarregado de educação
pai
mãe
enc. de ecuc.

%
%
%

Não sabe ler nem escrever
-----
-----
-----
-----
-----
-----

4ª classe ( 1º ciclo)
   

  

   


6º ano ( 2º ciclo)
   

   

   


9º ano ( 3º ciclo)
   

   




11 ano







12 ano/freq. Ensino Superior
  

   




Tempo diário dedicado às tarefas escolares em casa







½ hora
10
1 hora
5
2 horas
1
+ de 2
3


À semana levantam-se por volta das
À semana deitam-se por volta das
06:00
-----
21:00

06:30
-----
21:30

07:00

22:00

07:30

22:30

08:00

23:00

Outras

Outras


Os Pais/ Enc. de Educação costumam:
Nunca
Algumas vezes
Muitas vezes
Sempre
Ver as fichas de trabalho/ avaliação
-----
4
1
15
Assinar as fichas de avaliação
-----

1
17
Conversar sobre a vida escolar
-----
7
4
9

Ajuda no estudo
Frequência de Bibliotecas
Sim
Não
Sim
Não




Programas de televisão favoritos
Telejornais

Desportivos

Concursos

Telenovelas

Documentários

Des. Animad

Outros
Filmes-


Li-
vros
Bici-
cleta
Despor-
tos
Jogos de Comput.
Amigos
Televisão
Música
Outros
Dias úteis








Fim de sem








Férias











Costumo passar as férias








Problemas de Saúde


  EQUIPA EDUCATIVA
ÁREAS DISCIPLINARES
AGENTES EDUCATIVOS
Língua Portuguesa

Inglês

História e Geografia de Portugal

Matemática

Ciências Naturais

Educação Visual e Tecnológica

Educação Musical

Educação Física

Educação Moral e Religiosa Católica

ÁREAS CURRICULARES NÃO DISCIPLINARES

Estudo Acompanhado

Formação Cívica


OUTROS

Educação Especial

SPO


APA
Língua Portuguesa

Língua Inglesa
Matemática


Contacto da Equipa Educativa da Turma:                         

Disciplina
Nome
C. Telefónico
E-mail
Português



HGP



Inglês



Matemática



CNT



EVT



EVT



Ed. Musical



Ed. Física



EMRC



Estudo A.



Estudo A.



Formação C.



Ed.Especial



Ensino Esp.



SPO




ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS:
relatórios de APA
instrumentos de avaliação
normas de conduta
transversalidade da língua portuguesa
competências gerais e suas operacionalizações
ÁREAS CURRICULARES NÃO DISCIPLINARES/ Planificações

A avaliação de todo este processo será efectuada no final de cada período, por cada professor das áreas disciplinares, aquando da atribuição da respectiva avaliação sumativa, uma vez que a valorização da língua portuguesa está prevista nos parâmetros de avaliação das diferentes disciplinas.

VI – ARTICULAÇÃO HORIZONTAL DE CONTEÚDOS
               

DISCIPLINAS

ASSUNTOS ARTICULADOS

DISCIPLINAS

ASSUNTOS ARTICULADOS




AUTO-AVALIAÇÃO
CONTEÚDOS
CRITÉRIOS
PLANIFICAÇÕES

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
Durante o ano, a escola ofereceu diversas actividades para ocupação plena do tempo escolar dos alunos (tempos não lectivos de permanência na escola).
                Os alunos inscreveram-se nas diferentes actividades de acordo com as suas preferências pessoais, e com a autorização dos Encarregados de Educação. Após este trabalho, executado pela Directora de Turma, foi construído um “mapa” de ocupação dos alunos e foi realizado o controlo de assiduidade em grelhas elaboradas para o efeito.
                O quadro seguinte apresenta os alunos desta turma que frequentam as referidas actividades.


Dia

Hora

Actividade

Profs

Sala

Inscritos

















AVALIAÇÃO PERIÓDICA:
APROVEITAMENTO GLOBAL DA TURMA

1º Período
       Discip.

Níveis

LPO


HGP


ING


MAT


CNT

EVT


EDM


EF

EMRC


APRJ

Nível 1

-----

-----

-----

-----

-----

-----

-----

-----

-----

-----

Nível 2





0
-----

Nível 3






9


(Sat)

Nível 4

4
8


8


5
6SB)

Nível 5
-----
2
1
      2
1

2
1
2
-----












Insucesso
%
%
%
,%
0%
0%
%
0%
0%
0%

Sucesso
%
%
%
%
%
%
%
%
%
%
   
    Total de alunos da turma: 
O Aproveitamento Global foi considerado - 
  • Um aluno em situação de retenção  
  • Vinte em situação de transição  
  • Sem níveis inferiores a três, treze alunos
  • Com níveis quatro ou cinco a mais de metade das disciplinas, oito alunos  
 Medidas propostas para o próximo ano lectivo:

 AVALIAÇÃO FINAL DO PROJETO CURRICULAR DE TURMA

            A fim de dar cumprimento ao disposto no ponto 4 do artigo 2º do Decreto – Lei nº 6/ 2001 de 18 de Janeiro, pretende-se com este documento avaliar, em Conselho de Turma, o Projeto Curricular que adequa as estratégias de concretização e desenvolvimento do currículo nacional ao seu próprio contexto.
            A avaliação incide sobre as aprendizagens e competências definidas no currículo nacional para as diversas áreas curriculares. Assim, é utilizada a mesma escala de classificação (1 a 5) das áreas disciplinares.

1.  COMPETÊNCIAS GERAIS
(Assinalar com uma X as competências desenvolvidas/ atingidas no final do ano pela maioria dos alunos)

COMPETÊNCIAS

1
2
3
4
5
G1) Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.





(G2) Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.





(G3) Usar corretamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio





(G4) Usar línguas estrangeiras para comunicar adequadamente em situações do quotidiano e para apropriação de informação





(G5) Adotar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objetivos visados





(G6) Pesquisar, selecionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável





(G7) Adotar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões





(G8) Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa





(G9) Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns





(G10) Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspetiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida








OBS: Assinalar casos pontuais (alunos que não desenvolveram/ atingiram determinada competência)
Competência
Nº - Nome

G1

G2

G3

G4

G5

G6

G7

G8

G9

G10



X
X
X
X

X
X
X















 OBS: Aspetos a melhorar no próximo ano letivo

Caligrafia
X
Aquisição de hábitos de estudo
X
Ortografia
X
Resumo

Construção frásica
X
Elaboração de esquemas

Domínio da pontuação
X
Sublinhado

Leitura
X
Consulta de materiais de apoio

Compreensão oral / escrita
X
Sentido de responsabilidade
X
Expressão oral / escrita
X
Relação interpessoal

Raciocínio lógico
X
Apresentação pessoal
x
Registos / Organização
X


Apresentação
X


 2.  ÁREAS CURRICULARES NÃO DISCIPLINARES

Estudo Acompanhado
PARÂMETROS
1
2
3
4
5
Aquisição de métodos de trabalho e estudo





Espírito de entreajuda e respeito pelos outros





Autonomia para a realização das tarefas/aprendizagens





Aquisição / domínio de conhecimentos a nível das TIC





Organização e apresentação dos trabalhos





Empenhamento e participação nas atividades






Formação Cívica
PARÂMETROS
1
2
3
4
5
Participação e interesse pelos trabalhos/ debates





Espírito crítico





Espírito de solidariedade e de tolerância





Capacidade de comunicação






OBS: Sugestões (aspetos a melhorar a nível da planificação, funcionamento e avaliação das Áreas Curriculares Não Disciplinares)
_________________________________________________________________


3.  conteúdos não leccionados

DISCIPLINAS
CONTEÚDOS NÃO LECCIONADOS





3.1      Aulas previstas e dadas

Disciplinas
Aulas
previstas
Aulas
dadas
Observações




OBS:                                                                                            


4.  SUCESSO GLOBAL DA TURMA
4.1      Planos de recuperação
Nome
Transita/
Aprovado
Não transita/
Não Aprovado
Observações






4.2      Avaliação Extraordinária
Nome
Nº de Retenções
Nº de níveis inferiores a 3
(assinalar +AP se for o caso)
Observações






4.3      Planos de acompanhamento (para o ano letivo seguinte)
Nome
Nº de níveis inferiores a 3
(assinalar +AP se for o caso)
Observações




4.4. Outros dados
Total de alunos da turma                                
Total de alunos avaliados                                     
Alunos retidos / não aprovados                   ---                      ---    
Alunos que transitaram/ aprovados                            

Alunos que transitaram/obtiveram aprovação

%
Em todas as disciplinas


Com um nível inferior a três


Com dois níveis inferiores a três


Com três níveis inferiores a três


Total de alunos que transitaram/ aprovados



Alunos retidos/ que não obtiveram aprovação

%
Com dois níveis inferiores a três
--
--
Com três níveis inferiores a três
--
--
Com quatro níveis inferiores a três
--
--
Com mais de quatro níveis inferiores a três
--
--
Total de alunos que não transitaram/ não aprovados
--
--


OBS: Referir casos de alunos (número e nome) que ficaram retidos por falta de assiduidade.
                                                                                                                                                   
                                                                                                                                                 

Alunos que não obtiveram sucesso em:

%
Língua Portuguesa


Matemática




5.  CLASSIFICAÇÃO FINAL DO PROJECTO CURRICULAR DE TURMA

Com base no sucesso global, ao presente Projeto Curricular da Turma ? do
ano é atribuído o nível final ? (classificar de 1 a 5).



---------, 00 de ·Junho de 0000


O Presidente do Conselho de Turma
_______________________________________




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