domingo, 17 de abril de 2011

“Sustentabilidade das artes das pescas locais”

No dia 16 e 17 de Abril, sábado e domingo, estive presente no Auditório Municipal da Figueira da Foz, que serviu de palco a um seminário subordinado ao tema “Sustentabilidade das artes das pescas locais e promoção de um mar seguro para cetáceos”, dinamizado pelo projecto “SafeSea”, com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, o que não deixou de ser interessante e de algum modo me elucidou alguns aspectos interessantes por mim desconhecidos.



A captura acidental de cetáceos (constituem uma ordem de animais marinhos e pertencem à classe dos mamíferos) é um problema global com repercussões quer ao nível da conservação de espécies ameaçadas quer ao nível da economia do sector pesqueiro. Contudo, a informação sobre as potenciais consequências deste problema é insuficiente em muitos países e em inúmeras zonas de pesca. 
O projecto “SafeSea” debruça-se sobre esta temática pela primeira vez em Portugal, testando diferentes medidas de mitigação (atenuação) que podem contribuir para a redução deste problema.





Este seminário teve por objectivo, informar a comunidade piscatória sobre os esforços desenvolvidos neste projecto bem como apresentar a todas as partes interessadas (usuários do meio marinho, governantes, investigadores, indústria, etc.) uma perspectiva global da investigação científica desenvolvida no estudo das causas e consequências das capturas acidentais, bem como possíveis soluções que contribuam para a mitigação deste problema.



O público – alvo desta acção, incidiu sobre organizações nacionais e internacionais, investigadores, pescadores, representantes da indústria pesqueira, governantes, biólogos e veterinários.

O seminário contou com a participação de parceiros nacionais e internacionais abordando temas como a “Evolução dos arrojamentos de cetáceos no Norte de Portugal 2000-2010”, “distribuição e abundância de cetáceos”, “avaliação das capturas acidentais de cetáceos”, “ensaios para reduzir as capturas acidentais de cetáceos” e “monitorização de arrojamentos no Algarve e interacção de pequenos cetáceos com a pesca local”.

O Município da Figueira da Foz, parceiro e apoiante desta iniciativa, “tem vindo a delinear um plano estratégico que assume como compromisso o desenvolvimento saudável, sustentado e harmonioso do ambiente físico e social, assente em políticas saudáveis, pelo que a promoção de boas práticas se assume como uma prioridade”.




Sem comentários: