terça-feira, 19 de abril de 2011

ARTE


Dos 4 grandes pilares da cultura humana ARTE, MÍSTICA, FILOSOFIA e CIÊNCIA, a arte é a que há mais tempo é praticada pela humanidade. Pois, podemos encontrar arte mesmo entre os animais, pelo que podemos constatar nas interessantes pinturas rupestres.
Temos nas pinturas rupestres a mais antiga expressão cultural humana, e é possível que o nascimento da humanidade tenha sido o surgir da capacidade de se expressar artisticamente ainda que de forma primitiva.
A arte toca a todos nós, pois somos seres emocionais, eu pelo menos jamais encontrei algum ser humano que não demonstre apreciar alguma forma de música, um desenho ou mesmo um filme. Como um elemento indispensável da cultura humana, as diversas formas artísticas evoluíram com a história, desdobrando-se em categorias bem definidas.
É comum ouvirmos falar sobre as 7 artes, que seriam:
 
Música


Pintura/Desenho

Escultura


Dança

Literatura

Teatro 


Cinema

Essa classificação é bastante simples e razoável, podendo até mesmo ser hierarquizada.
O cinema surgiu em meados de 1900 DC, pelo que seja considerada a última das artes desta classificação.
Temos a partir daí, novas artes? Creio que sim.
Já é comum ouvirmos que a FOTOGRAFIA seja a OITAVA ARTE. O que suscita a discussão se não deveria ser a sétima, pois a tecnologia necessária para o cinema é basicamente fotográfica.
Porém, a fotografia teve um desenvolvimento artístico mais tardio que o cinema.
Isso associado ao facto de que já se tornou usual chamar Sétima Arte ao cinema, faz-me considerar que a posição de oitava é adequada à fotografia.
Jamais deixaremos de criar novas formas de expressão artística, embora invariavelmente nos apoiemos nos modos mais antigos.
Sugiro as seguintes novas Artes:


FOTOGRAFIA 



COMPUTAÇÃO GRÁFICA (3D)






VIDEOJOGOS



Mas o mais importante para a Arte é o Sentir. É o Emocional.



Aquilo que todos vivenciamos, mas ninguém consegue realmente explicar.




Sem comentários: