domingo, 10 de abril de 2011

Fim de semana nas Astúrias

ASTÚRIAS
Situa-se junto ao Mar Cantábrico, na vertente norte da cordilheira Cantábrica. É limitada a Oeste pela Galiza, a Sul por Castela e Leão, a Este pela Cantábria e a Norte pelo Mar Cantábrico.
Ocupada por grupos humanos desde o Paleolítico Inferior, durante o Superior Astúrias caracterizou-se pelas pinturas rupestres do oriente da Comunidade. No mesolítico desenvolveu-se uma cultura original, o Asturiense; a seguir introduziu-se a Idade de Bronze, caracterizada pelos megalitos e túmulos.
Na Idade de Ferro, o território esteve submetido à influência cultural celta.
O Reino das Astúrias foi a primeira região da Península Ibérica que se libertou do domínio dos Mouros quando da invasão por estes da Península Ibérica. Protegidos por uma imponente cadeia montanhosa, os cristãos que escaparam à conversão islâmica imposta pela invasão dos Mouros refugiaram-se naquele pequeno território do norte da península, a partir do qual dariam início ao processo de Reconquista Cristã, inicialmente mediante pequenas escaramuças, até aos confrontos directos com os estandartes dos vários reinos cristãos que se foram formando.
Oviedo é uma cidade com muita arte, com muito património, não sendo por acaso que foi considerada como Património da Humanidade pela UNESCO. Museus, teatros e fundações são abundantes nesta cidade, uma das mais ricas de Espanha no que dis respeito a cultura.
Para além disso, Oviedo encontra-se muito perto das outras duas grandes cidades asturianas, Gijón e Avilés.
Oviedo é a capital administrativa das Astúrias, é a sede dos Prémios Principe das Astúrias – os mais importantes prémios atribuídos em Espanha - e uma das cidades com mais encanto cultural que podem ser encontradas.
De Oviedo, devem também ser salientadas as suas festas do padroeiro, em honra de San Mateo, em Setembro.
E, foi a esta cidade linda que eu fui este fim-de-semana.
Viajei de auto carro com um simpático grupo de pessoas bem-dispostas.
Deixo ficar estas fotos para se entreterem um pouco.


Junto ao museu de  sidra 


















No interior do museu

A sidra é uma bebida típica das Astúrias , feita com maçãs muito apreciada pelos espanhóis e, (diga-se que eu não gostei nada ). 






Praça de Ovideo e sua sumptuosa catedral.

Sem comentários: