domingo, 23 de janeiro de 2011

Confraria do Bacalhau

Após mais uma daquelas minhas magníficas noites de insónias, dirigi-me até Ílhavo, para participar no XII capítulo da Confraria do Bacalhau, onde a patanisca é honra e acompanha com um bom vinho e bom espumante.

A concentração das vinte e sete confrarias, incluindo França e Cantábrica, teve lugar no Museu Marítimo local, pelas 10-30 horas, onde se procedeu às boas vindas e à entronização dos seis novos confrades, dos quais dois,eram confrades de honra.

 Grupo Francês

Momento de entronização

Seguido este momento de cerimónia, o grupo dos confrades posou para a foto de "família".
 Seguidamente e acompanhados pelos seus amigos e familiares, desfilaram pelas ruas desta pequena cidade em direcção ao hotel de Ílhavo.

                                                     O desfile

  Na sala de jantar deste hotel, aguardava-nos um faustoso almoço, constituído por: sames de bacalhau, chora de bacalhau, bacalhau à confraria, arroz doce, leite creme e café para arrebitar.

Ao longo do almoço, podemos assistir a um momento de show egípcio e de um grupo de cantares.


























Quanto ao Museu Marítimo de Ílhavo, é de referir que este reúne alguns objectos relacionados com a pesca do bacalhau, nos mares da Terra Nova e, ainda com as fainas agro-marítimas da ria de Aveiro. O museu é constituído por quatro salas: Faina Maior que nos transmite um duplo sentido-evocação e homenagem. O ambiente que aqui encontramos é ostentativamente lúgubre ( pouco iluminado) mítico e envolvente, como podem ver nas fotos.

 O bacalhau é pescado, aberto, amanhado e colocado no sal, até chegar a terra onde é colocado em locais próprios para que a sua seca seja correctamente feita.



 Sala de jantar dos oficiais

A sala da ria, é onde nos deparamos com nove belas embarcações típicas da ria de Aveiro, em tamanho real e onde se realça o moliceiro e o saleiro, que quase tocam os tectos do edifício.



Este museu contém mais outras duas salas, a do mar e a das conchas, as quais não visitei com grande pesar meu mas, logo que seja possível irei concretizar esta visita.

2 comentários:

Tigrao de Gaia disse...

Parabéns. Sou o Chanceler da Confraria da Pedra e ficamos gratos pela divulgação da nossa presença. Os meus três Confrades gostaram de ter estado em Ílhavo. Foram bem recebidos e dizem que as pataniscas estavam de comer e chorar por mais. Foi uma boa divulgação do FIEL AMIGO.
Abraço de parabéns. José Leitão

Alice Almeida disse...

Muito obrigada. Não sou grande escritora, tentei apenas realçar alguns momentos que me parecem de grande importância para a nossa cultura.
E, de facto tudo estava de comer e chorar por mais, tudo maravilhoso!
Um abraço.
Alice Almeida