Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 9 de maio de 2023

viajar é viver 

O meu primeiro cruzeiro - ilhas gregas 

 Não fazia a mínima ideia do que seria fazer um cruzeiro e era o meu grande sonho.

Viajar pela Grécia é uma experiência maravilhosa que nos proporciona paisagens incríveis e viajar num cruzeiro onde dormimos todos os dias no mesmo espaço sem a preocupação de desfazer malas, de procurar onde comer ou nos divertirmos, é extraordinário e muito prático.

 O clima é mediterrânio e viajar na primavera é muito bom, uma vez que o clima apresenta temperaturas amenas e pouca chuva.

A nossa aventura começou em Coimbra, num autocarro, que nos levou até ao aeroporto de Lisboa, onde apanhamos o avião para Veneza.

 Aí dirigimo-nos até ao navio MSC, o qual tem treze andares e que nos levaria a conhecer algumas ilhas mais famosa da Grécia. 
Existe um mapa do navio disponível em todas as cabines o que nos permite circular facilmente no seu interior.Não é permitido fumar nas cabines nem nas varandas das cabines, só o pode fazer nos locais expressamente indicados por placas e cinzeiros. Existe um centro médico equipado e supervisionado pelo médico do navio e outros profissionais na área da saúde. Também existem espreguiçadeiras a bordo para os clientes do navio, as quais são gratuítas. Não é permitido transportar animais a bordo, exceto raras exceções. 

                 E lá vou eu para a noite de gala

No salão de baile a dançar com o animadorNa discoteca

Noite de branco

Animação não falta, ele é bares, casino, discotecas, restaurantes....música ao vivo por todo o lado...






Os dois marretas

À chegada ao navio, é entregue a cada pessoa um " Sea Pass Card" que é um cartão de identificaçao que permite abrir a porta da cabine, entrar e sair do navio e ainda fazer compras a bordo. Este possui também o número da mesa do restaurante onde se janta. 

Passo a falar um pouco sobre os locais e ilhas que visitamos e a nossa primeira paragem foi em Kotor que é a cidade mais famosa de Montenegro e fica situada dentro de uma das mais belas baías do mundo, rodeada de imponentes cadeias de montanhas. 


Em pleno mar no Montenegro

                              



A próxima paragem foi no porto de Mykonos . Esta ilha é famosa pelas suas casas branquinhas e suas ruas de pedra, dando a sensação de que estamos numa cidade cenográfica. Tem também fama de ser a mais animada das ilhas gregas. O clima é ameno e seco e encontra-se localizada bem no centro do mar Egeu. Faz parte do arquipélago das Ilhas Cíclades. Omoinhos brancos são uma das atrações turísticas da ilha.





Em Mykonos há gatos em cada esquina.Gato egeu é uma raça natural de gato das ilhas Cíclades da Grécia. Alguns parecem "camaleões" e todos são bem cuidados. Parece ser o animal preferido dos habitantes das ilhas gregas!

                       




De Mykonos viajamos até à ilha de Santorini, onde passeamos na cidade de Fira que é a capiatal da ilha. Esta é uma cidade cosmopolita e também a maior e mais movimentada cidade da ilha. Aqui podemo-nos deliciar com as casas caiadas de branco, igrejas com as cúpulas azuis e os hotéis em estilo caverna com os seus terraços e piscinas à beira do penhasco, o que nos oferece vistas surprendentes do mar Egeu.



                                        


  
                                                


Passeio de teleférico




Mas se não quiser usar o teleférico nos dois sentidos, pode montar uma mula ou descer a pé os 587 degraus e manter-se em forma. Para cima fomos de teleférico e para baixo viemos a pé.

                       

Santorini tem também lindas igrejas com cúpulas azuis que são as icónicas imagens da ilha
                       
                          

Igreja Católica de St. Stylianos

Santorini é demasiado comercial e turística. Por ali encontramos uma enorme variedade de lojinhas, boutiques, joalharias, livrarias, que não nos deixam indiferentes e é difícil resistir a não fazer compras.

Terminada a visita a Santorini, viajamos até à cidade portuária de Ancona, que é uma comuna italiana  e pouco conhecida no Adriático e também não é uma das cidades mais bonitas de Itália.


Final de visita a Ancona, partimos com destino a Veneza onde apanhámos o avião para Lisboa e de seguida o autocarro para Coimbra.




                           


A viagem foi maravilhosa e só tenho que agradecer a Deus pela vida, por cada dia e cada segundo e recomendar que se ainda não fez um cruzeiro não perca tempo, recomendo pelo menos, uma vez na vida.
Obrigada! Obrigada! Obrigada!




 

 






















Sem comentários:

 Um dia com as maçãs em Armamar  Armamar encontra-se em pleno Douro vinhateiro, é uma vila que geograficamente divide o território em duas p...