Viajar é viver
II
Nisa e castelo da Amieira do Tejo - Terra de olaria pedrada, do queijo e do artesanato. Vila raiana portuguesa situada no distrito de Portalegre.
Há que destacar os tão célebres bordados de Nisa que caíram em desuso e que atualmente são feitos por pessoas com mais de 50 anos de idade, para são próprio uso, uma vez que já pouca gente produz para venda.

Também a olaria é uma arreigada tradição do Alentejo, tem características que a distingue da restante olaria do país. É única, criativa e original. Os oleiros usam pedras brancas de quartzo para a ornamentação das suas peças. São utilizadas três espécies de barro: branco, preto e vermelho, o qual vai dar cor è peça. é pena que estejam em vias de extinção, pois cada vez há menos oleiros.
Os habitantes de Nisa chamam-se nisenses.
Nisa tem uma Ruínha ( rua de Santa Maria) totalmente bordada com uma calçada colorida e com o padrão visto nas peças de olaria. Trata-se de um verdadeiro espetáculo e é a grande atração no coração da Vila. É uma verdadeira obra de arte!
O castelo encontra-se muito bem preservado. Tem a forma quadriateral e é ladeado por quatro torres defensivas. No interior da torre principal, encontra-se um museu que conta a história da região.
A capela fica situada no exterior das muralhas.
Sem comentários:
Enviar um comentário