sexta-feira, 25 de agosto de 2017

 Parque Natural do Alvão 

Situa-se na zona de transição entre o Minho e Trás-os-Montes em territórios pertencentes aos concelhos de Mondim de Basto e Vila Real.

Percurso de montanha, onde se podem observar diferentes tipos de paisagem e modelação de relevo, nomeadamente, planaltos, vales encaixados, morfologias dos granitos, xistos e quartzitos.É um  cenário marcado pela presença humana com aldeias, socalcos, lameiros, carvalhais, gado bovino maronês e rebanhos de caprinos.








Mas infelizmente os fogos chegaram até aqui e o colorido da paisagem mudou para preto e cinzento






Extração de cerne



As Fisgas de Ermelo

 Constituem uma das paisagens geomorfologicamente mais interessantes do Parque.




                         



Santuário de Nossa Senhora da Graça

 Situa-se no alto do Monte Farinha, a cerca de 900 metros de altitude, encimando a vila de Mondim de Basto, e de onde se tem um panorama maravilhoso das muitas serras a norte do rio Douro, pleno de paz de espírito e tradição


                           












Mondim de Basto



Capela de Santa Quitéria


É uma capela de pequena dimensão. A sua construção data do século XVIII e este não é o lugar original onde foi construída. A capela foi comprada e trazida para aqui pelo Comendador Alfredo Álvares de Carvalho por volta do ano de 1917.





Estátua ao comendador

O Comendador Alfredo Alvares de Carvalho foi uma figura ilustre em Mondim. Nascido aqui, foi um benfeitor. Devem-se a ele as obras de reconstrução dos aposentos de romeiros e instalações anexas ao Santuário da Senhora da Graça, depois do incêndio violento que as destruiu

A estátua está representada por uma mulher, em pé, em cima de um pedestal
































Sem comentários: