quarta-feira, 23 de agosto de 2017

DOIS MARRETAS POR TERRAS DE PORTUGAL


Só viajando se pode conhecer o nosso bonito e multifacetado Portugal e este ano escolhemos a região de  Trás-os-Montes...a região mais genuína do país


Existem momentos na vida da gente, em que as palavras perdem o sentido ou parecem inúteis, e, por mais que a gente pense numa forma de empregá-las elas parecem não servir. Então podem ver:
Sabrosa

Esta é a aldeia onde viveram os meus antepassados, a minha bisavó Bernardina, mãe da minha avó paterna e que eu gostaria muito de ter conhecido. Contava a minha avó, que sempre que ela me visitava ( em bebe), eu chorava que me " desunhava". Fui à procura da casa dela com o objetivo de encontrar algum familiar que me falasse dela, mas encontrei o local vazio, apenas o terreno. Ainda fiz algumas perguntas à vizinhança, mas em vão. Confesso que me causou alguma tristeza.


Casa dos Pereiras. Aqui nasceu  FERNÃO DE MAGALHÃES


Gastronomia


Igreja Matriz - SÉC.XVIII





De certo que este foi o lavadouro onde a minha bisavó lavou muita roupa



E de certo que esta foi a fonte onde ela ia buscar água




Espaço Miguel Torga
O Espaço Miguel Torga, implantado na vila de S. Martinho de Anta, terra do famoso escritor deste “Reino Maravilhoso” que defendeu com veemência valores como a liberdade, a verdade e a esperança
SÃO MARTINHO DE ANTA – terra onde nasceu Miguel Torga, com grande destaque na literatura portuguesa como poeta e escritor.
São Martinho de Anta foi um santo do séc. V com muita popularidade por toda a Europa e festejado em Agosto.
Como resultado das primeiras colheitas da vindima, nasceu o provérbio popular: No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho






Espaço desenhado pelo Arquiteto Souto


Mamoa das Madorras
 são as antas ou dólmenes de São Martinho. Trata-se de uma construção sepulcral da pré-história (megalítica) e feita de enormes pedras






Provesende - É uma aldeia vinhateira do Douro












Pelourinho




Solar de Provesende



Paisagem vinhateira


                  
                            



Sem comentários: