segunda-feira, 18 de abril de 2016

Um salto a 
Salamanca, berço medieval do saber cristão


Nas margens do Tormes ( afluente do rio Douro), sobre três colinas, ergue-se Salamanca a monumental cidade, também designada por " Roma la Chica". Trata-se de uma cidade milenária de origem ibérica. 
Salamanca foi veículo dos tesouros da cultura árabe enquanto ganhava monumentalidade. Durante os seus séculos de esplendor, a paisagem urbana de Salamanca enriqueceu-se com edifícios civis, igrejas e praças, cujas formas correspondiam aos cânones do românico, do gótico, do neoclássico e do barroco, unificados pela peculiar luminosidade da pedra salmantina.




A universidade, na qual Colombo apresentou o seu projeto aos sábios, é um edifício neoclássico de fachada plateresca, ornamentada com medalhões dos reis católicos e diversos motivos literários, religiosos e pagãos. Segundo a lenda, o estudante que encontrar o sapo, terá sorte durante o ano.












Na praça de Anaya erguem-se as catedrais velha e nova. A primeira, um belo edifício de cúpula bizantina e de estilos tardo-românico e gótico e  foi construída no século XII. A segunda, na qual convivem harmoniosamente os estilos gótico florido, plateresco e barroco, começou a ser edificada em 1513 e foi terminada em 1733. 







Mas, se existe um lugar que identifica Salamanca, esse lugar é a Plaza Mayor que é uma obra prima construída entre 1729 e 1755 e é considerada a mais bonita da Península.
Trata-se de uma grande espaço quadrado, rodeado de pórticos com arcadas adornadas com medalhões representando ilustres personagens, é de uma impressionante grandiosidade e harmonia. Aqui, o tom dourado da pedra aumenta a luz e contribui para realçar as suas perfeitas proporções e a beleza das suas ornamentações, ante o olhar maravilhado de quem  por ali passa.






Não menos importante é a casa das conchas famosa pelas suas vieiras, na qual se combina o estilo gótico com elementos mudéjares. Trata-se de uma homenagem aos peregrinos de um cavaleiro de Santiago.



Ponte romana construída no século III sobre o rio Tormes

  




Igreja de Santiago do séc. XII, que foi construída para os mozárabes ( nome dado aos cristãos) que viviam sob o poder dos muçulmanos. 






















Sem comentários: