sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016



A minha amiga resolveu  parar numa farmácia agrícola para adquirir "veneno" para afastar caracóis e lesmas da horta ( procedimento normal de há alguns tempos a esta parte )... qual não é o meu espanto quando a funcionária lhe pergunta com ar grave ( demais para a sua tenra idade) se ela era "aplicadora especializada"... (???) Ela ficou sem palavras por breves momentos mas, de imediato eu reagi relembrando as recentes alterações à lesgislação, ou seja a Lei n.º 26/2013 de 11 de abril que Regula as atividades de distribuição, venda e aplicação de produtos fitofarmacêuticos para uso profissional e de adjuvantes de produtos fitofarmacêuticos e define os procedimentos de monitorização à utilização dos produtos fitofarmacêuticos, transpondo a Diretiva n.º 2009/128/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de outubro, que estabelece um quadro de ação a nível comunitário para uma utilização sustentável dos pesticidas, e revogando a Lei n.º 10/93, de 6 de abril, e o Decreto -Lei n.º 173/2005, de 21 de outubro. 
-Mas, diga-me, para afastar uns caracolitos e umas lesmas é necessário ter um CURSO? - perguntei eu estupefacta!!! 

- Pois é! - respondeu-me a moçoila toda ladina.
- Ah bom! Então boa tarde e obrigada na mesma! - respondeu a minha amiga  dirigindo-se à saída.
- Olhe, mas temos outros produtos de venda livre. São é bastante mais caros...

Agora pergunto: que diabo de país é este?! Andamos a brincar ao faz de conta com as pessoas ou por detrás disto há ( como sempre) grandes interesses económicos?! Eu sei a resposta...mas isto é apenas um desabafo!
Respeito pela NATUREZA sempre tive e terei sem precisar de COMPRAR um diploma!
Entretanto ela  arranjou solução: amanhã vai contratar o FIXE e ele vai catar caracóis ao quintal...

Sem comentários: