terça-feira, 22 de abril de 2014

Chegou o calor, já não era sem tempo. Todos estávamos a precisar da energia que o sol e o tempo quente nos trazem. Agora vemos as pessoas na rua mais alegres e mais leves. E que bom que isso é. Mas com o tempo de verão, vêm também aquelas "avionetas dell'abitazione" - mosquitos - que para a grande maioria é um incomodo, mas para algumas pessoas é muito complicado, tal é a atracão que causam nestes pequenos insectos. Eis então 6 dicas de plantas que podemos usar como repelentes de moscas e mosquitos.

1. Erva-cidreira.
De facto eu desconhecia esta propriedade da Cidreira. Ela que é uma das ervas mais conhecidas na nossa zona, em grande medida pela sua infusão relaxante, mas aporta outros benefícios como melhorar a digestão, aliviar o stress e a ansiedade, ajudar no herpes e em bolhas, atrair abelhas e borboletas. Apesar das abelhas e borboletas adorarem a erva-cidreira, há algo nela que repele outros insecto menos desejados. Este poder repelente deve-se ao facto de conter altos níveis de um composto de nome citronelal, responsável por um perfume semelhante ao limão e pelo seu carácter repelente. Para beneficiares desta propriedade, esmaga ligeiramente um pouco de folhas de erva-cidreira frescas e passa-as directamente sobre a pele, nas zonas mais expostas ou vulneráveis às picadas. O seu essência limoada irá ser absorvida pela pele e afastará os mosquitos.

2. Citronela.
 É como se fosse o repelente "original". O seu óleo é utilizado e vários repelentes comerciais e velas. No entanto é um pouco irritante para a pele mais sensível e requer um espaço maio, pois a planta atinge um tamanho maior. Por outro lado nem todas as variedades de citronela têm poder repelente, mesmo que algumas tenham a essência da citronela. Se queres plantar uma que o seja, certefica-te se é Cybopogon nardus ou Citronella winterianus.





3. Erva gateira.
Estudos sugerem que esta planta consegue ser mais eficaz do que o DEET (químico usado na maioria dos replentes comerciais de insectos, que é altamente tóxico e prejudicial à saúde). Além dos mosquitos, tem a particularidade de repelir baratas, que para quem vive principalmente em áreas urbanas é uma mais valia. Podes usá-la da mesma forma que a erva-cidreira - esmagando as folhas e passando directamente na pele. Apenas um aviso para quem tem gatos: cuidado onde plantas a erva gateira. O teu gato vai querer rebolar por cima dela e brincar com ela. Planta-a afastada do teu jardim para que ele não te estrague as outras plantas com a brincadeira.
4. Cravo de burro.
Além dos mosquitos, os cravos de burro repelem outras pragas de jardim. Podes planta-los por entre a horta ou o jardim, pois eles afastam os insectos que atacariam os teus vegetais ou flores, evitando que uses pesticidas. As suas flores são também comestíveis, adicionando sabor e cor a saladas ou como guarnição, quando quiseres deixar um prato bem colorido.














5. Lavanda.
Planta em volta da tua casa  e jardim, ela mantém as pragas afastadas. Ou mantém-a dentro de casa, próximo de uma janela com sol. Tem uma essência única, flores purpura espectaculares e propriedades calmantes também, por isso é uma bela adição ao teu jardim por várias razões.














6. Hortelã-pimenta.
Os insectos que te costumam morder não gostam de hortelã-pimenta, por isso podes esmagar um pouco de folhas e passa-las pela tua pele para mantê-los afastados. Como bónus adicional, ela actua duplamente, aliviando também a dor, caso já tenhas sido picado/a.

Muita informação? Mas vale a pena... São dicas importantes, pois ajudam a evitares os produtos tóxicos que existem no mercado e que danificam a tua saúde e o ambiente. Além disso ficas com a casa mais alegre, ajudas as abelhas (que é bem importante) e tens mais oportunidades de contactar com a natureza.

Sem comentários: