terça-feira, 23 de abril de 2013


    A minha operação ao Túnel cárpico





    Fui submetida á cirurgia do Canal Cárpico da mão direita, no dia 16 de Abril.Ainda não tirei os pontos, pois só dia 30 o poderei fazer,  mas os enfermeiros vão dizendo que está tudo muito lindo (até parece que se trata de um jardim florido), embora eu continue com os dedos meios dormentes e com alguns choques elétricos.
    Só preciso de dizer que fiquei completamente traumatizada com esta intervenção feita nos UCA (unidade de cirurgia ambulatória), no hospital dos Covões em Coimbra.
    Não posso dizer que tive dores, mas foi HORRIVEL... senti TUDO, desde a administração da anestesia(LOCAL), até ao "bordado final"... Fui anestesiada duas vezes, pois quando começaram a “ cortar” SENTI TUDO, PARA ALÉM DE UM “CHOQUE ELÉTRICO” QUE JÁ TINHA SENTIDO ANTES e que me fez entrar em PÂNICO, a pontos do cirurgião dizer que se continuasse nesse estado , não me podia operar.
    Quanto a mim é DESUMANO, numa intervenção desta natureza, não fazerem nada para acalmar  a pessoa, para ela não entrar em PÂNICO em  CHOQUE, ou o que lhe queiram chamar, que foi o que me aconteceu, estava capaz de fugir dali, ( aliás, ainda sugeri ir embora) pois parecia que estava  num filme de terror e com a nítida sensação de que estava a ser gozada, quando me perguntavam se já tinha tido algum filho ou se eu queria ir para casa com a mão por "cozer", ou ainda , se queria que lhe pusessem uns adesivos em vez de "cozer". E, para completar o "banquete" a enfermeira com toda a sua altivez ia dizendo: -  isto aqui é uma casa de sofrimento.

    Ora só quero dizer, que já tinha sido submetida a uma intervenção cirúrgica à mão esquerda em Julho passado, no hospital da Mealhada, também ao túnel cárpico e, nada disto aconteceu. O cirurgião e toda a sua equipa que me cuidou, foram de uma delicadeza extrema e simpatia. Claro que a dor da anestesia ninguém a pode tirar mas, a verdade é que saí do bloco operatório sem dar absolutamente por nada.
    Então o método de trabalho não será o mesmo para situações idênticas? Uns serão humanos e outros carniceiros?
    Cheguei a pensar que o defeito era meu...ou eu era de fato muito sensível ou muito "caguinchas", mas em conversa com outras pessoas, tive conhecimento que de fato os médicos que ali vão operar são mesmo CARNICEIROS.





Sem comentários: