quinta-feira, 21 de março de 2013


AMAR E GOSTAR

Gostar implica um sentimento por uma pessoa ou uma coisa, um sentimento que desencadeia uma emoção positiva mais ou menos doce consoante o modo de gostar. Gostar pode ser com paixão ou não. Gostar é um sentimento de que desfrutamos em contacto com alguém ou com alguma coisa.
Amar tem um sentido mais lacto. Eu posso gostar de mim e talvez não me esteja a Amar. Mas posso não gostar de alguém e ainda assim Amá-lo. Como também posso gostar de alguém e não o Amar. Amar não é gostar. Amar é olhar para o outro e aceitá-lo exactamente como ele é, nas suas fragilidades e nas suas forças. Não é preciso gostar do outro para o poder Amar.
Amar é aceitar.
Amar-se é aceitar-se. Amar outros é aceitá-los.
Amar é aceitar. Gostar é um sentimento.
Se eu gosto de alguém mas não o Amo, não lhe aceito todas as suas fraquezas, os seus momentos de equilíbrio, as suas violências. É uma paixão forte, mas que se irá desvanecer no seu amor e, provavelmente, virei a sentir-me, com o tempo, cada vez mais apegado e dependente dessa pessoa, por falta de Amor.
A paixão só durará o tempo da paixão. O Amor durará o tempo do Amor, que é eterno e permanente.
Gostar sem Amar e pôr os sentimentos antes dos valores e ir à deriva dos sentimentos, ou dos desejos, e ficar dependente do que os outros farão.
Amar sem gostar é possível. Gostar sem Amar também é possível. Gostar vem do desejo, do fervor do sentimento, da suavidade da ternura.
Amar e gostar é a necessidade maior de cada um de nós.
Se deixou de gostar de alguém, Ame-o, aceite-o, olhe para esse ser com ternura, sem julgamento, aceite que o caminho dele começou a divergir do seu. Se assim o fizer, estará a Amá-lo e, mais tarde, se o sentimento tiver de voltar, ele voltará. Se o sentimento, ao contrário, não se reacender, a separação far-se-á com dor, provavelmente, mas com Amor, e o Amor cura tudo.
Alguém que se aceita, que se Ama, tem mais probabilidades de gostar de si próprio.
Quem gosta de si próprio sente emoções fortes consigo próprio. Mas não basta gostar de si. Quando só gostamos de nós, temos tendência a gostar só dos nossos pontos fortes. Quando esse gostar dos pontos “bons” é muito intenso pode transformar-se em narcisismo. O narciso nem sequer nota que tem fraquezas e portanto nem chega a pensar que pode precisar de as aceitar. É como se as fraquezas não existissem para ele.
Todos aqueles que se aceitam, que se Amam, acabam por gostar de si próprios.
O contrário não é forçosamente verdade.
(...) Amar-se e gostar de si. Eis um dos papéis principais de cada um de nós. Quem tender para isso terá uma atitude e uma maneira de evoluir na vida verdadeiras, de acordo com o sentido interior, o sentido profundo do seu ser. Atrairá então pessoas que sintam essa verdade, essa auto-estima, pessoas que passarão a Amá-lo mais e algumas, provavelmente, também começarão a gostar mais dele.
Ame o seu espírito, a sua mente, as suas emoções, os seus excessos, os seus desequílibrios, os seus medos, o seu corpo. Trate de si. Trate de si, e tratará com maior Amor e menos apego daqueles de quem gosta e cada vez Amará mais todos os que se cruzarão consigo.
Não se esqueça de Amar pelo menos uma vez por dia.”
Luís Martins Simões “Goste de Si”
É importante redescobrirmos o Amor por nós, porque Amar-nos significa aceitar quer as nossas fraquezas, quer a melhor parte de nós.
Quando se fala de auto-estima, há quem confunda esse termo com egoísmo. Mas não, não é disso que se trata. Auto-estima é nada mais nada menos que ACEITARMO-NOS tal qual como somos. Auto-estima não se coaduna com perfeição, com imitações, com o querer ser melhor que o outro ou os outros. Auto-estima tem somente uma ligação – COM O NOSSO EU e não com o dos outros. Porque quando sentimos necessidade de provar aos outros seja o que fôr, agimos sem qualquer auto-estima por nós. Fazêmo-lo sem Amor por nós, sem Amor pelos outros. Porque ter auto-estima significa apenas que nos aceitamos e não necessitamos nunca de comparações.
Ter auto-estima significa ser LIVRE. Livre das amarras da falta de auto-estima dos outros!
Ama-teAceita-te, porque só assim poderás alguma vez Amar quem quer que seja, porque só assim poderás alguma vez Aceitar os outros.

Sem comentários: