segunda-feira, 18 de julho de 2011

Primeira reunião da Fenprof com Nuno Crato

Primeira reunião da Fenprof com Nuno Crato

Alterações curriculares, a reorganização da rede escolar e a avaliação de desempenho dos docentes estarão hoje em debate na primeira reunião da Fenprof com o novo ministro da Educação, Nuno Crato.
a Fenprof pretende debater hoje na sua primeira reunião com o ministro da Educação, Nuno Crato.
Um dos assuntos que a Federação Nacional dos Professores leva ao encontro de hoje, no Ministério da Educação, é o das alterações curriculares nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, que o ministro da Educação e Ciência anunciou na sexta-feira passada.
Esta reorganização prevê o reforço do número de horas de Língua Portuguesa e Matemática, a supressão da Área de Projeto nalguns ciclos e o ajustamento da "carga horária do Estudo Acompanhado", segundo Nuno Crato.
Sobre estas medidas, a Fenprof considera "indispensáveis uma reflexão mais profunda e medidas mais significativas no domínio curricular", defendendo que "deixou de haver tempo para alterações avulsas ao sabor de imposições financeiras ou de meras apreciações de senso comum, neste tempo em que a escolaridade obrigatória se alarga para 12 anos".
Respostas sobre a rede escolar 


No encontro, os professores pretendem ainda "obter respostas" sobre a rede escolar, que classificam de "fundamental para a organização do próximo ano escolar".
Sobre o encerramento de 266 escolas do 1.º ciclo, outra medida anunciada pelo Governo, a Fenprof alerta que "ainda falta saber qual será, em setembro, a decisão em relação aos mega-agrupamentos", um esclarecimento essencial "para que as escolas saibam como se organizar em relação ao próximo ano escolar que se inicia dentro de pouco mais de um mês".
Para o sindicato, outras questões "de resolução urgente" são a avaliação de desempenho dos professores - cuja suspensão é defendida pela Fenprof -, os horários de trabalho dos professores - pedindo que sejam "adequados" - e as condições de trabalho nas escolas, "nomeadamente ao nível da estabilidade do seu corpo docente".
Na reunião - que o sindicato considera "pecar por tardia", uma vez que o encontro foi pedido "logo após a tomada de posse do Governo - a Fenprof "procurará esclarecer alguns aspetos que estão menos claros no programa do Governo" e levará ao ministro da Educação "um documento que identifica os problemas que considera fundamentais no sistema, procurando agendar desde já os indispensáveis processos negociais com vista à sua resolução".


Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/primeira-reuniao-da-fenprof-com-nuno-crato=f662419#ixzz1SSvLhKeU

Sem comentários: