domingo, 5 de junho de 2011

Visita de estudo a Vila Viçosa


Dias 2 e 3 de Junho saída da escola EB n-º2 de Vilarinho do Bairro pelas 07-00 horas da manhã, com destino ao fluviário de Mora. Foi assim que começou a visita de estudo dos alunos do 6.º ano e dos professores responsáveis, durante estes dois dias inesquecíveis, para pelo menos mais de metade das crianças que participaram e que saíram de casa sem os olhares atentos dos pais.


A chegada a Mora ocorreu dentro do horário previsto - 11:00 horas. Aqui foi possível observar mais de 600 organismos vivos que habitam na " casa dos rios". Este parque fica situado junto ao parque ecológico do Gameiro.

Após a visita fomos todos meter um pouco de combustível para carregar baterias e seguir a nossa viajem até Vila Viçosa.
Durante o trajecto aproveitei para tirar umas fotos à paisagem alentejana.




Uma vez chegados a Évora, dirigimo-nos até à Capela dos Ossos, situada na Igreja de S. Francisco. Aproveitando o percurso fui fotografando alguns aspectos desta cidade tão carregada de história e tradição.













Após sairmos desta sinistra capela, fomos ver o Templo de Diana, erguido na Acrópole de Évora e  trata-se de uma relíquia monumental de estilo coríntio. 





Dando continuidade ao percurso, lá partimos em direcção ao Seminário de  Vila Viçosa, onde pernoitamos e onde nos aguardava a senhora D. Teresa que nos deu todas as indicações a serem seguidas e cumpridas.
Depois de conhecermos os aposentos, fomos jantar o resto do nosso farnel, ali mesmo no Paço Ducal, que antes serviu de palco às grandes festas reais da época.
















Jardim entre o palácio e o museu dos coches também por todos visitado



 Igreja de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal, a quem D. João IV ofereceu a coroa, situada no castelo.



 Antiga estação dos caminhos de ferro de Vila Viçosa, a qual foi adaptada para um museu de mármore, visto que esta vila é a capital do mármore. O edifício apresenta belos painéis de azulejos que retratam a vida quotidiana da família real, na segunda metade do séc. XX.




Esta foi a escola onde almoçamos

E foi assim durante 2 dias, que para muitos serão inesquecíveis, para outros nem tanto mas, não faltou alegria, diversão, boa disposição e acima de tudo um grande banho de cultura.
O saber não ocupa lugar!

Sem comentários: