sexta-feira, 17 de junho de 2011

10 coisas surpreendentes sobre a tua personalidade

Coisas Surpreendentes acerca da tua Personalidade


A nossa personalidade é aquilo que nos define melhor.Influência quase todos os aspectos da nossa vida, desde as decisões que tomamos até a forma como interagimos com a nossa família e amigos (e namoradas/os). Mas que factores influênciam a nossa personalidade? Conseguimos mudar a nossa personalidade ou os nosso feitios, ou são permanentes? 10 coisas fascinantes que os cientistas descobriram acerca da nossa personalidade:
  1. A ordem de nascimento dos irmãos pode influenciar a tua personalidade.
    Já ouviste rumores acerca disto. Os irmãos mais velhos são normalmente mandões e responsáveis, enquanto os irmãos mais novos são normalmente irresponsáveis e impulsivos. Mas o quão verdade são estes estereótipos? Durante décadas, revistas e livros falaram acerca disto sem terem muitas provas, mas recentemente existem provas cientificas que provam isso mesmo. Estudos demonstraram que a ordem de nascimento e o numero de irmãos realmente afecta a personalidade. Um estudo descobriu que a ordem de nascimento de vários irmãos pode influenciar a escolha de amigos e companheiro/as, irmãos mais velhos normalmente associam se a outros irmãos mais velhos, irmãos mais novos com irmãos mais novos. A relação era impressionaste.
  2. A tua personalidade é muito estável ao longo da vida
    De acordo com estudos científicos rigorosos, não há nenhuma evidência que as nossas personalidades mudam quando crescemos. “O que muda à medida que envelheces são os teus papéis e desafios que te surgem na vida, e apenas isso que muda”. As personalidades mantém-se idênticas, o que mudam são apenas os hábitos, comportamentos e saúde e respectivas responsabilidades.  A tua personalidade não muda absolutamente nada.
  3. Alguns tipos de personalidade estão  ligados a certas doenças
    No passado um conjunto de personalidades eram normalmente associadas a algum tipo de doença. Por exemplo, a agressividade era normalmente associada a doenças de coração. A dificuldade era que alguns estudos sugeriam uma relação e outros sugeriam que não havia qualquer tipo de ligação. Recentemente os cientistas voltaram a analisar os dados dos estudos anteriores, e descobriam que existe uma ligação entre doenças neuróticas e cinco doenças: enxaquecas, asma, artitre, úlcera péptica e doenças cardio vasculares. Outro estudo diz que a timidez pode estar ligada a uma curta esperança de vida.

  4. Os animais também têm personalidades distintas
    Alguma vez achaste que o teu animal de estimação tinha algo que o tornava único? Estudo descubriram que quase todos os animais, de todas as raças e tipos (de aranhas a elefantes) têm a sua personalidade com preferências próprias, comportamentos e tiques que duram o resto da vida. Enquanto alguns críticos sugerem que isto é apenas um vontade humana de ver as suas próprias características nos animais, investigadores especializados em comportamentos animais encontraram padrões que podem ser cientificamente comprovados e testados.
  5. Existem 5 tipos de características numa personalidade
    No passado investigadores debatiam que características de personalidade existiam. Os primeiros investigadores sugeriam que haviam cerca de 4000 tipos de personalidade, enquanto outros propunham que haviam apenas 16. Hoje a maioria dos investigadores suporta que existem 5 tipos de escalas na personalidade humana, que combinadas representam a imensidão de personalidades que existem no ser humano. Estas são: Extroversão Agressividade, Passividade, Consciência, Obsessão e Compreensão.
  6. A tua personalidade influência as tuas escolhas
    Talvez não seja uma surpresa, mas o teu tipo de personalidade tem um profundo efeito nas tuas escolhas pessoais, mas acredita que podias ficar surpreendido se soubesses o quão extenso é esse efeito em ti. Desde a escolha dos teus amigos, das preferências musicais, até peças de roupa. Basicamente quase tudo que escolhes na tua vida pessoal. Por exemplo, enquanto tu podes achar que escolhe o concorrente daquele reality show ou o presidente de câmara por razões muito óbvias e racionais, estudos provam que a tua personalidade e a personalidade da pessoa que eleges pode ter muito mais influência do que atitude ou acções dele.
  7. O teu perfil online é uma janela para  a tua personalidadeQuando pensas no perfil online de uma pessoa, normalmente imaginas que a maioria das pessoas tenta mostrar uma versão idealizada de si mesmas. Afinal de contas, na maioria das situações tu podes escolher o que mostrar ou não no teu perfil. Normalmente escolhes as tuas fotos mais atractivas para o teu perfil, e escolhes bem as frases e comentários que fazes acerca de ti mesmo. Surpreendentemente um estudo descobriu que os perfis do Facebook são óptimos a analizar a tua personalidade, e a acertar!Nesse estudo, investigadores olharam para o perfil online de 342 estudantes universitários. Os participantes preencheram questionários desenhados para medir e analisar a personalidade incluindo a extroversão, agressividade, passividade, consciência, obsessão e compreensão. Outros investigadores analizaram os perfis do facebook de acordo com as mesmas caracteristicas. Surpreendentemente a relação entre os questionários e a analise dos perfis foi de 95%, ou sejam apenas erraram 5% das caracteristicas e das pessoas.
  8. Inúmeros factores contribuem para desvios de personalidade
    Cerca de 10 a 15% da população mundial sofre de algum tipo de desvios de personalidade. Existe um conjunto de factores que foi identificado como possíveis causadores de muitos desses tipos de problemas.Esses factores incluem: Genética, relações de trabalho, relações amorosas, elevada sensibilidade, insultos repetidos (por parte de familiares) e traumas de infâncias (violência por exemplo).
  9. Ter um feitio super vincado é bastante raro
    Um feitio vincado é ter uma característica da personalidade que é tão vincada que quase domina a tua vida, até um ponto em que essa pessoa é conhecida e identificada por essa mesma característica. Em alguns casos essas mesmas pessoas ficam tão conhecidas por isso, que o seu nome se torna um sinónimo desse tipo de personalidade. Considera a origem de: Sadismo, Freudismo, Maquiavélico, Narcisismo e Don Juan ou Casanova?Todos esses adjectivos vieram de pessoas com feitios tão vincados que hoje, o seu próprio nome é associado a esse tipo de atitude. Para a maioria das pessoas, um feitio não toma este tipo de destaque e as pessoas têm diversos feitios, adaptados a vários tipos de situações e não apenas uma.

  10. O teu animal de estimação revela bastante acerca da tua personalidade
    Preferes gatos ou cães? De acordo com um estudo, a tua resposta pode revelar muita informação acerca da tua personalidade. Num estudo com 4500 pessoas, investigadores perguntaram aos participantes se eles se consideravam mais ter um cão, um gato. Esses mesmos participantes foram analisados e mais uma vez houve bastantes coincidências. As pessoas que preferem um cão tem tendência a serem mais extrovertidos e com vontade de agradar. As pessoas que preferiram gatos têm tendência a ser mais introvertidos e curiosos. Estes estudos podem ajudar os cientistas no futuro a recomendar animais de estimação baseados no teu tipo de personalidade.

Sem comentários: