domingo, 5 de dezembro de 2010

Confraria dos Nabos & Companhia

A confraria dos nabos & companhia, com a sua sede em Carapelhos - Mira, realizou o seu grande IX capítulo, no passado dia 4.

Todas as confrarias presentes,  cerca de sessenta, tiveram a honra de se banquetear com um delicioso jantar na sexta feira, que teve início por volta das 19-30h, o qual decorreu dentro de um ambiente amigável e divertido, onde não faltou um guitarrista, um fadista e ainda um acordionista , que tocaram, cantaram e encantaram.

No dia seguinte, retomaram o encontro por volta das 10-00h, a fim da degustação de um pequeno almoço gandarez, para de seguida assistirem à missa de benção dos confrades na Igreja local.
E foi desta forma que esta pequena aldeia se viu animada, com um desfile bem colorido de todas as confrarias e acompanhantes que por ali estavam presentes. Fazia-se ouvir o som dos gaiteiros das Astúrias e também de um grupo de divertidos animadores que intervieram de forma humorística e simpática, dando ainda mais alegria a todo este conjunto.

Após servido o espumante de honra e celebrada a cerimónia de entronização e troca de prendas,  o grupo seguiu em desfile até ao salão polivalente local, onde se refastelou com os divinais sabores gandarezes ( e que sabores), acompanhados dos versáteis grelos de nabo e, tudo isto muito bem regado com o magnífico sangue de Cristo que abundava por ali.

Não posso deixar de dar os meus parabéns pela belíssima ideia que este grupo de "nabos" teve ao reaproveitar as instalações de uma escola primária já desactivada e, que eles com o seu esforço, boa vontade, trabalho e determinação, transformaram num magnífico salão de festas, onde não falta um mini museu, no qual se pode observar várias peças de arte, troféus, livros, etc...Também neste espaço há um cantinho reservado para a velha e tradicional lareira à portuguesa, onde se encontravam a defumar os belos e cheirosos enchidos para quem quis apreciar o seu sabor.

E, como as imagens falam por si, deixo estas fotos para uma melhor descrição, deste grande evento.


















Sem comentários: