Foi recriada no dia 25 e 26 de Setembro, na cidade de Cantanhede, o primeiro mercado mediaval, resgatando de forma lúdica interactiva e dinâmica, o casamento de D. Pedro com D, Inês de Castro.
A fonte de D. Pedro que outrora serviu de ponto de encontro entre estes dois amores, para dar de beber ao seu cavalo e descansar, foi agora palco de encenação do casamento destes dois eternos amantes. Aqui foi celebrada uma missa campal, em latim.
Seguiu-se o momento da boda real, onde não faltou o bobo da corte, os malabaristas, a dança do ventre e como não podia deixar de ser, as alcoviteiras também lá foram espreitar. Tudo isto à luz dos archotes e ao som da bela música medieval.
Em toda a feira estiveram presentes os tradicionais feirantes medievais, tendas com artesanato, lutas com armas, danças medievais, etc...
O cortejo medieval saiu do centro da cidade, desfilando pelas ruas até à fonte de D. Pedro, local do evento.
A nobreza e o povo interagiram com os visitantes que por ali se encontravam.
Número total de visualizações de páginas
terça-feira, 28 de setembro de 2010
sábado, 25 de setembro de 2010
Curiosidades
Sabia que:
1 - 16% das mulheres nasce loira e 33% são loiras;
2 - Para fazer uma torre da altura da torre de Piza, são necessárias 2.800 pizzas;
3 - Que as tropas estão proibidas de marchar nas pontes porque em 1850, 226 soldados morreram quando marchavam sobre uma ponte em França e esta partiu devido à forte vibração;
4 - 4% da riqueza mundial é o suficiente para amenizar as necessidades básicas do Mundo;
5 - 45% dos americanos desconhece que o sol é uma estrela;
6 - 7% dos americanos come diariamente no McDonald´s;
7 - A acupuntura foi usada por um imperador chinês; pela primeira vez como tratamento médico,no ano2700 a.c.
8 - A água quente é mais pesada que a fria;
9 - A American Airlines economizou 40 mil dólares em 1987, porque eliminou uma azeitona da salada que servia em primeira classe;
10 - A Antárctica é o único continente que não tem nenhuma zona terrestre abaixo do nível do mar;
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
É tempo de pensar o tempo
O tempo...
O que mede os relógios é o tempo. Não sei que tempo é esse. Nunca temos tempo para nada. Não temos tempo para pensar.Não temos tempo para perguntar muito menos para esperar pela resposta. Não temos tempo para decidir qual o rumo a tomar,nem tão pouco, tempo para chegar ao destino. Não temos tempo para se programar o futuro, porque o futuro é construído segundo após segundo, é sempre o segundo que se segue.
Hoje é tudo a correr, é tudo muito rápido, muito apressado. Parece que há uma necessidade colectiva de viver a correr, como que uma competição. Comida rápida para uma rápida digestão. O namoro é rápido, o noivado ligeiro e o casamento é em alta velocidade e tudo se faz num piscar de olhos.
Lembro-me de ser criança e o tempo não passava, era tudo muito lento. Hoje é tudo a correr. Comunicar é rápido, pela Internet. Atender é tão rápido , como rápidos são os amores, o café expresso, os aviões a jacto e os carros velozes. Logo o tempo cada vez se torna mais curto para a vida que nos propomos ter.
Então a culpa é do tempo?
Atropelamos tudo na vida por falta de tempo, porque não há tempo para planear a vida?
Até as amizades são rápidas, a paz é instantânea e a liberdade é contada. Vivemos nas badaladas do relógio, onde o tempo não para nem um segundo.
As visitas que antes eram de prazer, alegria e convívio, agora são rápidas. É tempo de consumismo exagerado. O tempo é de ouro, é dinheiro. É tempo das compras parceladas e das dívidas à vista. Vivemos num tempo de corrupção rápida para obter dinheiro fácil.
Tempo que quanto mais eu falo, mais perco o tempo, tentando explicar o meu sentido de tempo. Explicação que afinal só pode ser feita por alguém que pensa no tempo como algo inerente ao próprio tempo. Ou será lento esse alguém?
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Aulas ou pesadelo
As aulas começaram há já uma semana e os professores e os alunos já estão entupidos de trabalho até ao pescoço.
Mas a melhor forma de resolver esse pesadelo, é fazer como dizia a minha avó: - "não guardes para amanhã o que podes fazer hoje". Portanto toca a gerir o tempo da melhor forma possível, de modo a obter os melhores resultados sem dor de cabeça.
Fazer os trabalhos em grupo ou com uma amiga é sempre benéfico, desde que não se ponham com conversas da treta, aos pulos e aos gritos, pois trabalho é trabalho e conhaque é conhaque. Só desta forma poderão restar umas horitas para se divertirem e obterem bons resultados.
Há que ter uma atenção especial para o local onde se trabalha, este deve ser limpo, ter luz, ser tranquilo e isolado de ruídos, música ou televisão, a fim de facultar uma melhor concentração.
Todas as dúvidas que ficarem no ar acerca de uma matéria, deverão ser esclarecidas junto dos professores na aula seguinte, OK?
Mãos à obra e um bom ano escolar!
Mas a melhor forma de resolver esse pesadelo, é fazer como dizia a minha avó: - "não guardes para amanhã o que podes fazer hoje". Portanto toca a gerir o tempo da melhor forma possível, de modo a obter os melhores resultados sem dor de cabeça.
Fazer os trabalhos em grupo ou com uma amiga é sempre benéfico, desde que não se ponham com conversas da treta, aos pulos e aos gritos, pois trabalho é trabalho e conhaque é conhaque. Só desta forma poderão restar umas horitas para se divertirem e obterem bons resultados.
Há que ter uma atenção especial para o local onde se trabalha, este deve ser limpo, ter luz, ser tranquilo e isolado de ruídos, música ou televisão, a fim de facultar uma melhor concentração.
Todas as dúvidas que ficarem no ar acerca de uma matéria, deverão ser esclarecidas junto dos professores na aula seguinte, OK?
Mãos à obra e um bom ano escolar!
Façam o teste com sinceridade. Não falha.
Nada mais angustiante para uma mulher do que ficar na dúvida sobre os sentimentos daquele homem por quem ela suspira. Sedenta de amor, chega o momento em que ela não sabe se os contactos com ele fazem parte de uma dança de acasalamento ou de uma triste coreografia dos amores impossíveis. Desesperada, ela precisa saber se dá um passo adiante ou se bate em retirada. Afinal, como interpretar aqueles sinais vindos dele? Para tanto, uma equipe composta por experientes profissionais da área de antropologia e psicologia criou um revolucionário teste que procura, de uma vez por todas, desvendar o que se passa na cabeça de um eventual pretendente. Em primeira mão, publico o mesmo aqui, tendo ao fim os resultados e suas interpretações. Vamos lá então:
1 - Quando você espirra, ele…
a - Fala "saúde" imediatamente, perguntando se está tudo bem com você, enquanto te oferece uma caixa de lenços de papel. Na dúvida, ele vai pra farmácia mais próxima comprar um antigripal.
b - Fala "saúde" uns três segundos depois, enquanto procura por algum lenço de papel.
c - Fala "saúde" vinte segundos depois, com cara de indiferente.
d - Não fala "saúde", nem olha para sua cara. Na sequência, emenda um assunto qualquer de interesse dele, como a situação do Corintias no campeonato.
e - De imediato, se afasta de você, e aproveita para te dar uma bronca daquelas, pedindo para que o próximo espirro, se houver, que seja longe dali, pois não quer ninguém passando gripe para ele.
2 -Vocês estão andando na rua, conversando normalmente. Ao passar uma mulher bonita por vocês, estilo capa da Playboy, com um mega decote e uma microssaia, ele…
a - Age como se uma senhora de 90 anos tivesse passado por vocês. Na verdade, nem a viu, pois ele não tira os olhos de você, enquanto escuta você falar sobre uma banalidade qualquer, como se fosse a coisa mais importante do mundo.
b - Olha discretamente para moça, mas do pescoço para cima, por alguns milésimos de segundos. A conversa entre vocês continua sem interrupção alguma.
c - Dá uma breve pausa na conversa, mede com o olhar o corpo da moça por uns 5 segundos, mas volta naturalmente a emendar no assunto que ficara pendente.
d - Interrompe a conversa imediatamente, não tirando os olhos da moça, boquiaberto. Depois que ela passa, ele pergunta sobre o quê vocês estavam conversando mesmo, enquanto aproveita para dar uma olhadinha para trás, sem disfarçar.
e - Ele corta bruscamente o que você estava falando para comentar sobre a gostosa que vem vindo na direcção de vocês. Depois que ela passa, ele começa a andar de costas, mirando a bunda da moça, enquanto relata para você as loucuras que faria na cama com aquela potranca.
3 - Quando vocês saem em turma para uma balada, ele…
a - Fica ao seu lado o tempo todo, como se não houvesse mais ninguém no ambiente além de você. É ele quem vai ao bar pegar as bebidas para você, com uma eficiência impressionante.
b - Faz questão de ficar ao seu lado, mas sem deixar de conversar um pouquinho com o restante da turma. Vez ou outra pergunta se você quer beber algo.
c - Conversa um pouquinho com você, o suficiente para que meia dúzia de palavras sejam trocadas. Não pergunta em momento algum se você quer algo do bar.
d - Lembra da sua existência apenas para pedir que você pegue uma cerveja pra ele, no caso de você passar perto do bar ao voltar do banheiro.
e - Nem olha na sua cara. Prefere ficar com o restante da turma, distante de você, bebendo todas e xavecando a mulherada que passa ao lado dele.
4 - Quando vocês falam sobre casamento, ele sempre…
a - Se empolga, ao falar que é o sonho dele passar o resto da vida ao lado de alguém bem especial, enquanto olha para você com um olhar bem sugestivo, de peixe morto, suspirando.
b - Considera essa possibilidade sorrindo tranqüilamente, desde que seja com alguém que tenha a ver com ele.
c - Fica sério, dizendo que no momento não se imagina casado com ninguém, por não ter paciência de viver relacionamentos muito duradouros.
d - Faz piadinhas sobre o tema, dizendo que é mais fácil um morto voltar a viver do que ele se casar.
e - Faz uma cara de nojo só de se imaginar casado com alguém, afirmando que a missão dele nesse mundo é ficar com o maior número possível de mulheres, sem dar indicativo algum que você está inclusa nesse grupo.
5 - Se ele visse você escorregar em uma casca de banana, caindo de bunda no chão, qual, na sua opinião, seria a reacção mais provável dele?
a - Ele iria correndo na sua direcção, aflito, pra te ajudar a se levantar. Com voz de choro, insistiria pra te levar a um hospital, só para comprovar que tudo está bem, mesmo.
b - Ele andaria na sua direcção, para te ajudar a se levantar. Ao ouvir você falar que está tudo bem, daria um sorriso, aliviado.
c - Segurando o riso, ao vê-la estatelada no chão, ele perguntaria, de longe, se você precisaria de ajuda, se tudo está bem.
d - Ao ver aquela cena ridícula, ele daria uma risada, enquanto outra pessoa ajudaria você a se levantar.
e - Ele soltaria uma gargalhada escandalosa, agradecendo aos céus por você ter pisado naquela casca de banana, bem na frente dele. Com sorte, ele filmaria o tombo, colocando-o no Youtube meia hora depois.
6 - Quando saem somente vocês dois pra jantar, na hora de pagar a conta… a - Ele nem quer saber de você metendo a mão na sua carteira, jamais. Diz que é um privilégio te fazer feliz, sem vê-la gastando um centavo qualquer.
b - Mesmo com você insistindo pra ajudar, ele acaba pagando a conta, dizendo que da próxima vez aceitará uma ajuda da sua parte, se assim for o seu desejo.
c - Propõe de imediato que vocês rachem a conta, nada mais justo.
d - Apesar do convite pra jantar ter partido dele, ele pergunta se você não pode usar seu cartão de crédito, já que não é um dia bom pro cartão dele. Diz que mais tarde acerta com você, só não sabe quando.
e - Ele aproveita pra ir ao banheiro, bem na hora que chega a conta. Ao voltar, dez minutos depois, só pergunta se você já acertou tudo, sem fazer menção alguma de colocar a mão no bolso. Se bobear, ainda pede pra ficar com o troco, pra que as notas de R$100,00 na carteira dele tenham companhia.
7 - Ao te deixar em casa, qual a reacção dele depois que você desce do carro?
a - Desliga o carro e te acompanha até o portão da sua casa, só indo embora depois ao ver, da rua, a luz do seu quarto sendo acesa.
b - Desliga o carro, conversa um pouco com você, e só vai embora quando finalmente a vê entrando em casa.
c - Com o carro ligado, ele fica até o momento em que você abre o portão da sua casa.
d - Impaciente, olhando pro relógio, ele vai embora assim que você pisa na calçada.
e - Quando você coloca o primeiro pé na calçada, ele começa a acelerar, cantando os pneus. Depois que você fecha a porta do carro, ele sai em disparada, aproveitando ainda pra dar um cavalinho de pau na frente da sua casa.
8 - No seu aniversário, ele…
a - Age como se fosse o evento mais importante do mundo, fazendo questão de organizar a festa e te dar aquele presente que você vinha querendo ter faz tempo. Ele até inventa uma desculpa no trabalho para que possa ficar ao seu lado o tempo todo, te mimando.
b - É um dos primeiros que liga para dar os parabéns. De noite, ele chega na festa cedo, com uma lembrança bacana, sendo um dos últimos a ir embora, apesar de precisar acordar cedo no dia seguinte.
c - Te manda um e-mail dando os parabéns, na parte da tarde. Com uma lembrança qualquer, ele aparece meio tarde na festa, mas com tempo suficiente para que vocês dois possam conversar um pouco.
d - Nem na sua festa ele te dá os parabéns. Chega bem tarde e acaba ficando só uns dois minutos no lugar, pois percebe que acabou a cerveja, indo embora mal-humorado.
e - "Aniversário seu? Quando? Onde? Sobrou cerveja da festa? Como é que tava de mulherada lá?"
9 - Quando vocês discordam de algo, ele…
a - Discordar de você? Como assim? Isso simplesmente não existe no mundo dele. Impossível. Eu, hein?
b - Com bastante gentileza, expõe o ponto de vista dele, ressaltando que respeita imensamente a sua opinião, uma vez que, num debate, é essencial que todos os lados sejam considerados.
c - Procura fazer com que você mude de ideia, mas sem insistir muito.
d - Faz questão de enfraquecer seus argumentos, palavra por palavra, de forma que você seja vencida pelo cansaço.
e - Sempre fica com aquele olhar de ódio, falando que, se é para você falar besteira de novo, melhor ficar quieta e ponto final.
10 - Ao ouvir você falar sobre seus relacionamentos anteriores, como ele se comporta?
a - Ele escuta você com bastante atenção durante horas, sem piscar, olhando fundo nos seus olhos, compreendendo todas as dificuldades pelas quais você passou com todos seus ex, sempre concluindo que você é uma pessoa que merece ser feliz, segurando a sua mão.
b - Te ouve com calma, interrompendo você vez ou outra para fazer uma observação gentil sobre algum erro seu, tentando ajudá-la com críticas construtivas.
c - Num dado momento, ele começa a olhar pro relógio, enquanto continua respondendo com uma série de "arrã", "sei", "pois é…"
d - Contrastando com suas lágrimas, ele dá gargalhadas a cada relato de fracasso seu. Diz "bem feito" entre uma gargalha e outra, pois, segundo ele, mulher trouxa tem mais é que se dar mal mesmo. "Toma!"
e - Zzzzz…
PONTUAÇÃO
Respostas "a": 4 pontos
Respostas "b": 3 pontos
Respostas "c": 2 pontos
Respostas "d": 1 ponto
Respostas "e": 0 pontos
33 a 40 pontos: ele tem aquele clássico perfil do cara perfeito. Ledo engano, fuja dele. Ele não gosta de você. Na verdade, esse aí não passa de mais um cafajeste que só quer te levar pra cama, desses que sequer telefonam no dia seguinte. Esse é especialista na arte sinistra de fazer as mulheres sofrerem, desses que pouco se importam com o sentimento alheio. Um psicopata. Convenhamos, o cara é perfeito demais. Estranho isso. Muita esmola, o santo desconfia. Sofrimento na certa. FUJA. Ok, existe também, por outro lado, a real possibilidade de que ele goste você, muito, não precisamos ser assim tão pessimistas. Só que, nesse caso, um detalhe atrapalhará qualquer esperança de romance entre vocês dois: ele é gay. Se for assim, parabéns, ganhou um amigo por toda a vida!
25 a 32 pontos: ele é equilibrado e discreto, com afeição demonstrada na dose certa. Mas sinto muito, ele, no máximo, acha você "ok". Não mais do que isso. Ele é atencioso por simpatia, nada mais. Ele é assim com qualquer uma, não se iluda. Nem de longe você é especial para ele, da maneira que você gostaria que fosse. Se ele estivesse mesmo afim de você, não ficaria enrolando tanto assim para te conquistar, cheio de formalidades. No máximo, você pode servir como um ombro amigo e olhe lá. Se você se conformar em tê-lo dessa maneira, tudo bem.
17 a 24 pontos: até que esse simpatiza um pouco com você. Mas jamais tomará iniciativa alguma pra ficar ao seu lado. Tanto faz para ele. Caso vocês venham a ficar juntos, não espere por momentos significativos de amor e paixão. Longe disso. No máximo, ele será uma pessoa vez ou outra à disposição, que pouco se importará se você estará presente ou não. De qualquer forma, esse está disponível, facinho. Do resto, o risco é seu.
09 a 16 pontos: ele gosta de você. Se às vezes ele tem um jeito meio bruto de ser, frio e distante, não se engane: é o jeito dele. Com açúcar e afecto, procure saber das razões que o fazem ser desagradável em algumas ocasiões. Pode ser que nesse processo ele se abra com você, revelando, por exemplo, que um trauma o impede de amar. Encare essa alma sensível e delicada como um diamante bruto, tosco, que precisa desesperadamente ser lapidado. Se ofereça para tanto, que dificilmente você se arrependerá. Invista!
0 a 8 pontos: é bem provável que você tenha feito esse teste só para comprovar uma certeza sua: a de que ele não está nem aí para sua existência. Engano seu. Esse cara está terrivelmente apaixonado por você. Ele se faz de durão, escroto, insensível, por pura timidez e insegurança. O amor que ele sente por você é tão grande, mas tão grande, que o deixa assustado, na defensiva, agressivo. Como a maioria dos homens, ele simplesmente não sabe o que fazer com tanto sentimento. O coitado está confuso. Cabe a você, mulher, que é infinitamente superior no campo emocional, agarrá-lo de jeito, dizendo que sim, ele pode te deitar no solo e te fazer mulher.
NOTA: eu fiz e atingi os 24 pontos.
sábado, 4 de setembro de 2010
Ter ou Nao ter namorado - Carlos Drummond de Andrade
Este vídeo é para ti Tê, lê com atenção e pensa que foi mais ou menos o que te disse à poucas horas atrás.
Uma beijoca
Uma beijoca
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
As férias terminaram
Puxa!
As férias acabaram e segue-se o momento de reflexão e análise.
Elas servem para descansar e aprender um pouco mais sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre o mundo mas, eu sei que sou teimosa.
Em tempo de férias não há horários a cumprir, nem falta de tempo, nem responsabilidades, todo o tempo deve ser para fazer o máximo de coisas que nós mais gostamos e nos façam felizes. Coisas até simples que nos fazem um bem danado à alma.
Agora o trabalho recomeça e com ele vêm as novidades.
BOM RECOMEÇO PARA TODOS!
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Imagens de férias
Visita a Taroudant
Considerada a pequena Marrakecht esta é a antiga capital de Souss. É possuidora de enormes muralhas. Os zocos são animados e muito variados, pois aqui encontramos tudo o que se possa imaginar.
Cena bereber
E que tal um jantar típico em la Kasbah ao som do grupo musical local "y los chlouh, onde se comem as tajines de peixe e de carne, cozinhadas nos fornos a lenha, comida típica dos berberes de Souss ? E um bailinho à volta das fogueiras acompanhado pela orquestra da zona? E a simulação de um casamento berbere?
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
4x4 - Massa
E como férias não são só praia e cidade, decidimos participar numa viagem de 4x4 até Massa, uma pequena vila marroquina, situada na região de Souss, que dista a sul de Agadir cerca de 45 Km, a qual nos permitiu apreciar as cidades de Inzegan y Ait Melloul. Podemos também desfrutar de um pouco de aventura através do deserto e contactar com as escaldantes areias ( até descolaram as solas das sapatilhas do meu namorado).
E no meio desta aventura onde não se via um rosto conhecido e onde se falavam todas as línguas menos a nossa, lá fomos visitar a barragem de youssef Ibn Tachfin onde nos aguardava o tão famoso chá de menta, para quem quisesse refrescar a boca.
Daqui podemos observar a imensidão e a beleza paisagística natural, que faz o regalo de qualquer viajante que por ali passe.
Uma voltinha de camelo |
Ancião a vender o chá de menta |
Criança com seu burro à espera que o turista lhe dê uma moeda em troca de uma foto |
E para nosso gáudio fomos atestar a barriguinha em la kasba de Tassila, onde nos receberam com todos os "salamaleques" e com a tradicional cozinha marroquina cozinhada em tajines de barro.
Kasba de Tassila |
Momento de servir o chá após o almoço
Praia dos pescadores |
Após barriguinha cheia e companhia desfeita, partimos rumo à encantadora praia de pescadores, a praia de Tassila.
Nova viagem, nova corrida pelos vastos desertos cobertos de terra amarela e o Jeep corria sem parar sob um sol escaldante deixando para trás uma imensa nuvem de poeira,até que chegamos a uma olaria para ver algumas peças de artesanato produzidas por este povo.Claro que havia um posto de venda, para quem quisesse comprar recordações.
Falando de Agadir
Agadir
Esta cidade fica situada na costa do Oceano Atlântico e foi edificada a partir da construção da fortaleza de Santa Cruz, reflexo da passagem dos portugueses no séc. XVI.
Actualmente e após o terramoto de 1960, Agadir tornou-se numa cidade atípica de Marrocos.Apresenta uma acentuada vida nocturna, onde não falta animação, discotecas, bares, restaurantes e casinos.
As suas praias de areia fina e macia são intermináveis e os amantes da água e dos desportos náuticos deliciam-se nas suas águas quentes e transparentes.
Mas Agadir para além das suas belas praias, possui enormes avenidas decoradas com buganvílias e todo o tipo de bugigangarias, especiarias, pós e corantes para os alimentos, roupas, tapetes, perfumes, batons, óleos... e tudo isto a preços módicos, é só saber regatear e com paciência o negócio se concretiza-se.
Esta cidade fica situada na costa do Oceano Atlântico e foi edificada a partir da construção da fortaleza de Santa Cruz, reflexo da passagem dos portugueses no séc. XVI.
Táxi que nos transportou até à fortaleza |
textura na areia provocada pela água do mar |
Mas Agadir para além das suas belas praias, possui enormes avenidas decoradas com buganvílias e todo o tipo de bugigangarias, especiarias, pós e corantes para os alimentos, roupas, tapetes, perfumes, batons, óleos... e tudo isto a preços módicos, é só saber regatear e com paciência o negócio se concretiza-se.
Uma criança a trabalhar na construção de um móvel |
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Um dia com as maçãs em Armamar Armamar encontra-se em pleno Douro vinhateiro, é uma vila que geograficamente divide o território em duas p...
-
A Classe (Klass, Estônia 2007): Joosep é um adolescente tímido e sensível que virou saco de pancadas do valentão Anders e sua turma. Di...
-
O contacto com o branco, desde o início da colonização, sempre foi prejudicial ao índio e à cultura indígena em geral, pois funciona com...
-
Escapadinha a Barcelona Continuando a visita, dirigimo-nos a Lloret de Mar que fica a cerca de 100 Km de Barcelona e é conhecida pelas sua...