quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A festa dos Cantanhedenses

EXPOFACIC 2010

A XX edição da feira agrícola comercial e industrial de Cantanhede, abriu as suas portas com a presença do senhor ministro da economia Vieira da Silva.
Neste certame podemos encontrar a cultura e a gastronomia das várias regiões do país, muita animação, folia e atracção  para todos os gostos e idades.
A primeira noite de folia foi dominada pelo som dos BURAKA.

No dia 24 foi a vez de RUI VELOSO  tomar as rédeas no palco, beber o seu copo de tintol e dar o seu melhor durante cerca de 1 hora, perante um numeroso publico exaltado de alegria.  
 Também o desporto esteve patente, nomeadamente a  ginástica  para os apreciadores. desta área.
Durante toda a noite e principalmente sobre a madrugada foi a corrida às tasquinhas para degustação da boa e variada gastronomia ali presente.

Dia 25 - feriado municipal da cidade de Cantanhede, muito calor e uma corrida de milhares de pessoas para vibrarem e aplaudirem os XUTOS e PONTAPÉS , refrescarem-se com a "loirinha" bem fresquinha e acomodarem a barriguinha com os belos petiscos que por ali se podiam encontrar.



O programa continuou pelo Domingo dentro, com a actuação dos D'ZERT, do grupo etnográfico do Corticeiro de Cima, danças latinas, a actuação de uma tuna académica da universidade de Coimbra, DJ e como não podia deixar de ser, com  os tradicionais comes e bebes.

Dia 27. Mais um dia de intenso calor que faz agitar a imensa multidão que se encontra agarrada aos portões na expectativa de que eles se abram, para assistir a mais um vibrante espectáculo , desta vez, com a presença dos PINK FLOID e EDWARD MAYA. Espectáculo de regresso ao passado que para os mais novos até " passa bem".

 As tasquinhas "Aldeia de Portugal", mais uma vez não tiveram mãos a medir para matar a fome a quem por lá passava .
Também o sector da Educação, Artesanato, área automóvel, agrícola e juntas de freguesia, mereceram uma especial atenção, pois aqui se encontra divulgada toda a cultura, tradição, usus e costumes de um povo.


Decorreram espectáculos de animação por toda a área reservada à feira, nomeadamente actuação do grupo etnográfico das danças e cantares do Zambujal e do rancho folclórico;  "os Lusíadas" da Venezuela; o grupo musical Travel; sessão de Karaté e após os espectáculos a famosa e conhecida sessão de Karaok, onde quem quer ser famoso por umas horas - faz favor. No sector das tasquinhas a animação perdura noite dentro.

Dia 28 foi a noite dedicada ao fado na voz da fadista Ana Moura e do Projecto Amália Hoje. Os grupos de gaiteiros e dos sócios da mangueira percorreram todo o espaço, alegrando e animando todo o público e em especial junto às tasquinhas.

Dia 29 instalou-se uma grande euforia, pois o actor principal era o vizinho JOSÉ CID que actuou em plena forma durante duas horas e um quarto. Actuação contagiante que percorreu os mais badalados temas do cantor.
 Também o desempenho artístico dos Búlgaros e do grupo típico de Ançã junto às tasquinhas.se fez notar com a sua presença ao início da noite.

Dia 30 dedicado à biotecnologia e noite marcada pela actuação dos IDOLOS.. Também o desfile da Associação Portuguesa das Confrarias se reuniu e desfilou neste espaço, arrastando muitos visitantes. O mesmo acontecendo com o grupo  folclórico Cancioneiro de Cantanhede que com a sua magnífica actuação nos transmitiu alegria e boa disposição.

Dia 31- dia dedicado ao agricultor e noite de espectáculo com a cantora de 23 anos ANA FREE que foi um sucesso. Pois trata-se de uma artista estudante que canta, toca e compõe. Quanto a outro sucesso foi JAMES MORRISON que com a qualidade da banda e do som encantou todos os presentes que ali se encontravam .
Dia de encerramento- 1 de Agosto.
Se durante  o decorrer de todo o certame acorreram a este espaço milhares de pessoas, pois neste dia parecíamos sardinhas enlatadas. O artista principal tratava-se de TONY CARREIRA. Pela 15.ª vez que este cantor pisa os palcos desta bem dita terra, encantando todo o público com a sua música ligeira portuguesa que faz rasgar os corações de quem a escuta atentamente. Foi este o artista consagrado para encerrar as festas.

É de referir que neste certame, também se podia visitar um mini zoo que ali se encontrava instalado, com uma pequena variedade de animais expostos ao público.

1 comentário:

Unknown disse...

Bom artigo, devo informar no entanto que a Ana Free tem 23 anos e já terminou o curso de Economia há 2 anos ;) Quanto a compor e tocar e o sucesso que foi o concerto, não discuto! :)