domingo, 16 de maio de 2010

V Capítulo da Confraria Gastronómica da Gândara









A Confraria dos aromas e sabores, nasceu em 2004 e tem a sua sede na Tocha.
O V capítulo, realizou-se no passado dia 15 de Maio de 2010 numa localidade chamada Sanguinheira.
Todos os confrades se apresentaram devidamente vestidos, tal como manda a lei, de gabão pelos ombros e chapéu de aba larga de côr castanha. Neste evento estiveram presentes cerca de vinte confrarias convidadas.
O evento teve lugar no pátio da casa paroquial da Sanguinheira, onde foi servido um magnífico pequeno almoço tipicamente gandarez e, onde não faltou o café de chocolateira entre outros produtos gastronómico.
De seguida e com a barriguinha já bem compostinha, fomos assistir à missa na Igreja local, rezada pelo padre Afonso, ao que se seguiu um pequeno desfile pelo largo da respectiva freguesia, até ao salão da Junta de freguesia, onde foi feita a cerimónia da entronização de uns quantos novos confrades.
Seguiu-se o tão esperado e desejado almoço gandarez e, como devem calcular, mesa farta e bem recheada onde não faltou a sardinha assada na telha, torresmos, petinga frita, carapauzinhos fritos, torta de sabores, enchidos, sopa, carneiro, favas, galo, bacalhau, tudo à moda gandaresa e, para atestar, o tradicional arroz doce, leite creme, filhós, marmelada, mel da floresta, bagaço, água, sumos e o bom vinho da região para animar os corações não podia ficar esquecido.
 É com grande apego às suas origens e tradições que esta gente procura defender, valorizar e promover a gastronomia e os produtos alimentares da sua região. É ainda de realçar a presença do grupo folclórico da Sanguinheira que animou este almoço com a sua música, danças e cantares.













Sem comentários: