Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

 Uma viagem no "Vouguinha"

Comboio histórico do Vouga, composto por uma locomotiva a diesel e algumas carruagens de madeira dos primeiros anos do século XX

A tendência de qualquer pessoa é pegar no telemóvel e tentar captar aquilo que vê. É interessante ver a diferença deste comboio para os comboios modernos. Mas não se deixe tentar, capte o que conseguir com os seus olhos, a cor das carruagens, os varandins de ferro, as cortinas de pano existentes nas janelas, os duros bancos de madeira tal como antigamente. 

Abra a janela e viaje com o vento a bater no rosto e observe a primeira carruagem a fazer as curvas mas recolha-a para o seu interior quando o perigo se aproxima. Pode também verificar que as paisagens nada tem de interesse, apenas vê uma casa aqui, outra acolá e até vê cães presos pelas coleiras que não deixam de ladrar à passagem do comboio. Podemos também ver a alegria das pessoas que por lá se encontram e que nos dizem adeus, como que a desejar uma boa viagem.


Ao viajar neste comboio, recordei os meus tempos de menina, pois foi o meu transporte durante anos, quando estudava na cidade universitária e os comboios iam repletos de estudantes barulhentos e alegres e, também de pessoas trabalhadoras. 

O comboio faz uma paragem em Águeda, uma terra linda, colorida e hospitaleira, para fazer uma breve visita pelo centro histórico, onde podemos observar os milhares coloridos chapéus de chuva que se encontram em todas as ruas e é conhecido pelo "The Umbrella Sky".




Em Massinhata do Vouga, fizemos uma visita ao museu Ferroviário

 




Por vezes as expetativas que criamos não correspondem à realidade que nos espera e de fato este passeio não é magnífico para o preço que pagamos por pessoa. Não houve animação como constava no programa, não houve um pequeno miminho para agradar aos viajantes, no entanto foi uma fuga à rotina do dia a dia e o reviver dum passado um tanto longínquo e esquecido nas nossas memórias.








Sem comentários:

 Um dia com as maçãs em Armamar  Armamar encontra-se em pleno Douro vinhateiro, é uma vila que geograficamente divide o território em duas p...