segunda-feira, 17 de maio de 2021

 AOS MEUS EX-ALUNOS...

❤️
Eu fui uma professora tua!

Fui uma daquelas que te pediu para te virares para a frente, para parares de conversar e prestar atenção, para te sentares direito, para compores a roupa, para deitares a pastilha no lixo.
Uma, entre tantos, que te pediu para pegares no caderno, ler os textos, tentar responder a perguntas, resolver problemas.
Fui quem também te fez desenhar, observar, escrever, ler, interpretar, ver, discutir, pensar...
Fui quem te deu tarefas e ficou triste e zangada quando não as fizeste da maneira desejada.
Fui quem chamou a tua atenção, repetiu mil vezes as mesmas coisas...
Fui uma "professora extremamente chata" quantas vezes foi preciso... E sabes por quê? Porque me preocupei contigo, com o teu presente e com o teu futuro, quis que aprendesses, que não fosses enganado(a), que soubesses reivindicar, argumentar, quis que procurasses sempre, incessantemente, os melhores caminhos, os mais iluminados.
Quando puderes compreender isto, talvez eu já não esteja ao teu lado, mas espero que te lembres de que, um dia, eu me importei contigo, que convivemos, que estivemos juntos e que tentei ensinar-te mais do que a matéria...
Que também aprendi muito contigo.
E que um dia nos poderemos encontrar noutra situação de vida.
Que a minha função foi, principalmente, ajudar a formar cidadãos pensantes, pessoas dignas e de carácter!
Falta dizer que fui tão chata que tenho saudades de te voltar a chatear



Sem comentários: