quinta-feira, 1 de junho de 2017

Porque raio há-de andar um professor estoirado?

Já pesaram bem na quantidade de alunos que uma turma tem? E já pensaram que um professor se depara diariamente com um atulhamento de papéis e  aspetos burocráticos?
E já pensaram a dificuldade que um professor tem para gerir uma sala de aula, onde os alunos são indisciplinados a todo o momento?
Já pensaram que um docente está sujeito a todo o tipo de complicações, ao nível da saúde? Ele é stress, depressões, esgotamentos...etc...etc...
Vou explicar um pouco a função do professor e às consequências fisiológicas a que estes profissionais da educação estão expostos.
Considero três principais razões para que um professor ande estoirado:
1- Ser professor implica a tomada de decisões, hora após hora e para isso é preciso força de vontade e,esta comparo-a a um músculo fortalecido ou desgastado com o uso.
Quando o nosso sangue tem carência de açúcar, o cansaço instala-se dando origem à exaustão no final de um dia de trabalho. 
Quantas vezes um professor tem uma vontade doida de fazer um comentário sarcástico e tem que o engolir em seco? Quantas vezes lhe apetece " fazer um sermão" e tem que engolir as baldas da turma? Quantas vezes tem que ouvir o desrespeito de um ou outro encarregado de educação com profissionalismo? Quantas vezes tem que trabalhar com aquele aluno que devido à sua insolência e má educação, não merece nada? Para além disso, o professor tem que planificar as suas aulas para o dia seguinte, tem de corrigir os testes e os restantes trabalhos. E, quantas vezes o que apetece ao professor, é ficar de pernas esticadas, sentado no sofá a curtir um bom filme e a comer umas pipocas, mas ao invés disso, tem mesmo é que engolir os sapos vivos em vez de ter um ataque de raiva.
Mas, a arma de todo o professor é a força de vontade e o amor pelo que faz. Por isso, quando ele toma decisões, é apenas força de vontade, logo quanto mais decisões um docente toma ao longo do dia,  mais força de vontade gasta. Portanto, um dia inteiro a tomar decisões, esgota todas as suas energias.
Segundo uma leitura que fiz, um professor toma 1500 decisões por dia na escola, o que o leva ~`a exaustão no fim do dia.

2- Um professor vive constantemente em alta tensão - emoções
Um professor vive sob o efeito de emoções fortes, nomeadamente: frustrações, alegria, raiva....logo, ao nível fisiológico, todas têm o seu peso.
As emoções quer sejam negativas ou positivas todas despertam a mesma resposta fisiológica, ou seja: atimento cardíaco aumenta, estando ele sempre em estado de alerta, as glândulas   sudoríparas são ativadas, logo as emoções esgotam  o professor.
Após a formação de um professor, este fica treinado para ser motivador, energético  e entusiasta. Para sermos eficientes, temos que ser energéticos no nosso trabalho, mas também temos que ter consciência de que esse entusiasmo em combinação com todos os outros momentos de frustração e raiva, sugam um professor até ao tutano.

3- Preocupação
Um professor vive constantemente preocupado: se os seus alunos estão a aprender ou não; se existem problemas ao nível comportamental; se o encarregado de educação apresenta queixas; se a fotocopiadora está avariada; se o programa vai ser ou não cumprido; se aquele aluno se encontra e risco de absentismo escolar   ou se o Gregório está em  abandono escolar, etc...etc...etc...
Mas é claro que a fadiga e a preocupação andam de mãos dadas.

Mas de um modo geral a sociedade e todos os nossos amigos e conhecidos que nunca ensinaram, tê imensa dificuldade em compreender porque raio andam os professores tão cansados, se no final das contas, os gajos nem fazem nada, têm tardes livres, têm os fins de semana livres, não fazem turnos, não aturam um raio dum patrão que só serve para massacrar a mona a todo o instante, não têm indicadores de desempenho nem taxa de produção a cumprir...afinal estes galos até têm férias e tolerância de ponto! Mas queixam-se de quê? Porque diabo andam eles tão estoirados?














Sem comentários: