sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

E as últimas horas do velho ano, foram assim passadas...

Coja e a sua Lenda



Reza a lenda que, em tempos, um Rei e uma Rainha, ainda jovens, partiram do palácio onde viviam para iniciarem uma viagem pelo reino.

Quando chegaram a Coja, ao depararem-se com as águas cristalinas do rio Alva e as suas verdejantes margens, repletas de salgueiros e amieiros, os reis ficaram profundamente encantados.

Face a este deslumbramento pelas inúmeras belezas naturais, decidiram ficar nesta localidade durante algum tempo. Mandaram então erguer um castelo para que se pudessem instalar e desfrutar de tudo aquilo que os seus olhos não se cansavam de contemplar.

Aqui se mantiveram, gozando de uma enorme felicidade, até que um dia as suas vidas tornaram-se ainda mais felizes, ao serem abençoados com o nascimento de uma linda menina. A princesinha foi crescendo, e, certo dia, os pais começaram a levá-la ao rio, no fundo do vale. No percurso, e mesmo no belo areal que o rio possuía, a menina ia sempre calçadinha, com uns finos sapatinhos.

Ao chegar perto do rio, a princesa descalçava-se, molhava os pés, e tomava o seu banho, após o qual regressava ao castelo já calçada.

Este hábito prolongou-se durante bastante tempo, facto pelo qual a praia ficou conhecida por "calçadinha". 

A princesa aqui viveu toda a sua vida, sendo sempre muito estimada por toda a população.
Foi assim que ficou eternamente conhecida "Coja -Princesa do Alva".






Piodão é uma das dez Aldeias Históricas de Portugal,que pertence ao concelho de Arganil e fica situada na encosta da serra do Açor. 
As casas são na sua quase totalidade construídas de xisto e os telhados são cobertos por lages de lousa. As portas e janelas das casas são de madeira e pintadas  em azul.




Os seus habitantes dedicam-se sobretudo à agricultura e em alguns casos à apicultura. Esta aldeia está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1978. Nos anos 80 do século passado, recebeu o galo de prata, que é uma condecoração atribuída à aldeia mais típica de Portugal.
Assim que chegamos e depois de estacionar , fomos almoçar  no Restaurante O Fontinha


Depois do almoço fomos dar uma volta pelas ruas estreitas da aldeia e já no final fomos ver a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que contrasta do casario por estar toda pintada de branco. 




                          

Esta igreja foi construída no séc. XVII e reconstruída no final do séc. XIX. A sua arquitetura é composta por quatro torres cilíndricas, rematadas por cones. No centro, ao cimo, encontra-se a imagem da santa padroeira.
No largo junto da igreja, encontra-se à venda muito artesanato e doces e bebidas locais. Depois da visita dirigimo-nos para Foz de Égua


Foz d’Égua é um local muito especial, cheio de magia e encanto.


 Linhares da Beira, 
o castelo  foi construído na época de D. Dinis, no século XIII. O nome linhares vem da produção do linho, que era importante para a região. Ao andar pelas ruas de pedra, também dá para encontrar muitas janelas do período manuelino (século XVI). A Igreja da Misericórdia é do século XVII. O pelourinho, do século XV.






É uma vila pequena e calma. Parece um lugar parado no tempo, com tudo feito de pedra e quase ninguém na rua




Gouveia  é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito da Guarda, Região Centro e sub-região da Serra da Estrela



Jardim do Parque Infantil de Gouveia






Museu da miniatura automóvel é único em ,situa-se em Gouveia e conta com várias salas dedicadas a exposições  temáticas do mundo da miniatura automóvel.

















Adeus ano velho e bem vindo Ano Novo











A igreja matriz de Vila Nova de Tazém e um templo com certa grandiosidade, construído nos fins do séc. XIX. A frontaria alteia-se em elevada agulha; o interior é de uma só nave.





Desejo a todos os meus visitantes um Feliz Ano Novo!




Sem comentários: